Disciplina é essencial para poder levar uma vida feliz

por Emilce Shrividya Starling

Precisamos aprender o equilíbrio entre viver no mundo e usufruir dos prazeres, mas também se dedicar à busca espiritual.

Continua após publicidade

Não ficar preso a vícios, excessos e hábitos negativos. Encontrar "o dourado caminho do meio".

O Yoga transforma o praticante em uma pessoa integra, que vive com harmonia, alegria e honestidade. Esse esforço de viver eticamente nos harmoniza com as outras pessoas e nos aproxima de Deus.

O Yoga nos orienta a alcançar as quatro metas na vida, como diz o sábio yogue Patanjali, no Yoga Sutras:

1. Dharma- o dever
2. Artha- a riqueza
3. Kama – o prazer
4. Moksha- a liberação

Continua após publicidade

Quatro metas da vida

1ª) Vivenciar o dharma (o que você entende por sua missão de vida), o dever, é cumprir nossas obrigações e atividades de acordo com as leis éticas e corretas. Aprender a seguir o correto para nós, para os outros, para os animais, para o ambiente, para nosso planeta. Pensar, falar e agir de acordo com a Lei do Dharma, a Lei do Dever Universal, que preserva e sustenta nossa humanidade. É a lei que nos apoia e orienta para não errarmos.

A toda ação corresponde uma reação.Tudo que fizermos de bom ou ruim, voltará para nós com a mesma intensidade. Compreender que não há atalhos, nem devemos querer ter vantagens sobre os outros.

Continua após publicidade

Mesmo que a pessoa ache que está sendo esperta ao enganar os outros, a desonestidade certamente destruirá sua paz e não dará bons resultados. O correto é correto, mesmo que muitas pessoas não sigam isso.

2ª) Ter prosperidade, sentir autoconfiança para ganhar nosso sustento. Conseguir segurança financeira com autoesforço, honestidade e fé em Deus.

3ª) Os prazeres tanto do amor como das belezas e delícias do mundo, com discernimento e autocontrole. O amor pessoal, que inclui o sexo, é um aprendizado do amor divino.

Amar é dar e receber. É renúncia e doação. Quando aprendemos a amar de maneira incondicional nosso marido ou esposa, abrimos nosso coração e passamos por vários estágios de crescimento e maturidade. Pelo amor aos filhos e netos, aprendemos a amar em níveis elevados e aprendemos a entender melhor a humanidade.

4ª) Alcançar a liberação. Libertar-se do ego e sentir a verdadeira união com o Ser interior. É agir com desapego e sabedoria. Entender que não é possível controlar as ações e palavras de outras pessoas. E, desse modo, não se irritar com isso nem querer mudar os outros.

Liberdade não é se rebelar contras as boas orientações dos pais ou contras as leis éticas. Não é sentir raiva ou irritação por que não conseguiu controlar as ações e palavras dos filhos ou do cônjuge. É aprender a controlar as respostas ásperas e o ato de reclamar. Evitar brigas e discussões, evitando assim os conflitos e estresse.

Conquistamos a liberdade nas pequenas atitudes diárias. Como dizer não aos vícios da bebida ou excesso de comida. Dizer não à vontade exagerada de comer doces ou comidas não saudáveis.

Liberdade não é fazer tudo o que a mente e os sentidos desejam. Não é tomar sorvete demais, comer ou beber até passar mal. É optar por prazeres benéficos mais saudáveis.

É um grande desafio viver no mundo, com todas suas turbulências e não ser envolvido pelos prazeres. É sabedoria se libertar da insensatez dos vícios. E, para isso, é necessário ter disciplina e autocontrole para conquistar a liberdade interior e paz da mente.

Não é só o praticante de Yoga que necessita de disciplina em sua vida. Disciplina é importante para qualquer um que queira levar uma vida feliz.

A liberdade se ganha aos poucos e com o tempo. É treinar o desapego nas pequenas coisas do aqui e agora. Aprender o equilíbrio no dar e receber.

Precisamos cultivar o amor, afeto, generosidade. Desenvolver virtudes como compaixão, tolerância, perdão, humildade e paciência, e dessa maneira, harmonizar os diferentes ambientes emocionais e sociais.

Aprendi com o Yoga que cultivar a ética é nosso dever. E, ao adotarmos os princípios éticos e universais, Deus está sempre nos protegendo, suavizando nosso caminho e nos ajudando a atravessar os momentos difíceis.

Siga você também o correto caminho do Dharma e sinta essa proteção divina lhe apoiando e tirando os obstáculos de sua caminhada diária. Namaste! O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você! Fique em paz!