Distensão muscular e bursite: saiba o que fazer

por Milena Liste

"Tive uma distensão muscular no bíceps esquerdo. Tomei Profenid, fiz repouso de 20 dias e voltei a malhar de novo pegando leve e depois de duas semanas a dor voltou, mas bem leve. Conclusão: tive bursite. Isso pode ser crônico?"

Continua após publicidade

Resposta: Para começar gostaria de explicar que o tendão é a parte final do músculo. Esse possui o ventre muscular (a carne propriamente dita) e a parte das pontas que se chamam de tendões.

Alguns músculos possuem dois tendões numa ponta e um tendão na outra ponta, como o músculo bíceps braquial.

Você não mencionou onde está machucado, mas acredito que seja próximo ao ombro, onde há dois tendões do bíceps braquial.

Tenho outro conhecimento técnico pra você: há um ditado que fala, onde um tendão grita, uma bolsa ou bursa chora… Todos tendões terminam numa "almofadinha" ou bolsa ou bursa para absorver impacto e dar movimentos aos tendões. Como o músculo só contrai (sua função principal), toda vez que você flexionar o cotovelo, quem fez esse movimento foi o músculo bíceps braquial, onde seus tendões se deslizaram em cima de uma bursa (no caso bursa subacromial) para poder gerar essa ação muscular.

Continua após publicidade

Por isso, se você tinha uma pequena inflamação no tendão do bíceps braquial, é comum ter a inflamação na bursa, chamada bursite. Não é o fim do mundo, pelo amor de Deus!

Muito bem, qual será sua conduta de hoje a 12/16 semanas?

Gelo 20 minutos de duas a três vezes ao dia (sim, todos os dias).

Continua após publicidade

Realizar somente isometria com pouquíssimo peso ou elástico em flexão de cotovelo e os seguintes tipo de puxadas: *pulley alto, remada, pulley médio, porque o músculo bíceps braquial e seus tendões e a bursa se atritam nesses gestos mecânicos.

Durante 4 a 6 semanas e aumentar carga GRADATIVAMENTE a cada semana.

Alongamentos. Deve realizar de forma suave, 20 a 30 minutos com muitas repetições 10 a 20.

Alongamento de bíceps, claro.

Bons exercícios!

* Pulley, no jargão de fitness significa "puxadas", os aparelhos que você "puxa" é assim trabalham os músculos das costas. O remo pode ser um exercício aeróbico de puxada. Os aparelhos de remada, remada alta são os "pulleys".

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento