Quem sofre de dor nas costas pode fazer musculação?

por Milena Liste

"Tenho 46 anos e recentemente fui acometido de uma dor nas costas (lombalgia). Gostaria de saber se eu posso fazer musculacão?"

Continua após publicidade

Resposta: Após visita ao médico ortopedista, uma vez descartada patologias como neoplasia (tumor), discopatias graves (hérnia de disco), artroses severas que acometam locais importantes da coluna ou terminações nervosas, entre outras, voce deve fazer musculação.

Todavia, uma lombalgia na sua fase aguda (recente), o médico, o fisioterapeuta e o educador físico irão orientá-lo sobre: descanso ou repouso inicial com ou sem remédios, exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos estabilizadores da coluna e posteriormente a série de musculação para o condicionamento da sua coluna e seu corpo durante o dia a dia.

Uma série básica de exercícios para lombalgia consiste em fortalecer os músculos abdominais, fortalecer os glúteos, alongar os músculos posteriores da coxa e pernas. Evitar atividades de impacto como a corrida, step, ginástica aeróbica, danças são importantes. Como atividades principais, a natação, hidroginástica, ciclismo ou bicicleta estacionária e caminhadas no plano.