Fui ao urologista e ele tirou sarro de mim

por Margareth dos Reis

"Gostaria muito de sua ajuda, estou com disfunção erétil e não sei o que fazer. Fui ao urologista e ele tirou sarro dizendo que na minha idade, 25 anos, tinha três mulheres. Sou muito tímido e estou desesperado porque já falhei várias vezes e não tenho mais confiança."

Continua após publicidade

Resposta: Nem o tipo Dr. House (protagonista da série House, um médico bem conceituado, mas irreverente, polêmico, antissocial, mal-humorado) e nem o tipo que se desvia do seu papel profissional para falar de sua vida particular ou dar opiniões pessoais na consulta atendem a verdadeira demanda do paciente.

Isso que eu vou falar não justifica o que o urologista fez que foi tirar sarro de você, mas pelo visto, ao não encontrar nada do ponto de vista orgânico que explicasse a sua disfunção erétil, parece que ele perdeu a noção do seu papel como médico, e deixou de orientá-lo e encaminhá-lo para uma avaliação e, possível tratamento psicossexual.

O comportamento dele não foi adequado e ele deve fazer parte de um grupo de profissionais (espera-se que pequeno) que não avalia que seus comentários possam não ser apropriados para aliviar o sofrimento que seus pacientes carregam. Posto isso, cabe mencionar que a disfunção erétil pode ocorrer em homens de qualquer idade ou região do mundo.

Do ponto de vista emocional, muitos homens sofrem por causa da fantasia de um modelo sexual que os persegue, no qual, qualquer dificuldade é interpretada como uma perda da “masculinidade”. Sem problema físico que explique, a disfunção erétil tem muito a ver com ansiedade de desempenho e medo do fracasso.

Continua após publicidade

Com nível de tensão elevado e medo de repetir o fracasso as chances do episódio se repetir aumentam e reforçam a insegurança. Sem descontração fica difícil se ocupar e tirar proveito do prazer. Assim sendo, você se beneficiaria com o auxílio de uma psicoterapia sexual. Outra opção que você tem, caso o urologista mencionado não tenha lhe deixado seguro quanto ao diagnóstico, é de buscar uma segunda opinião médica, para excluir de vez a hipótese de ser alguma disfunção de ordem orgânica.