Como podemos eliminar o sofrimento e a infelicidade?

por Emilce Shrividya Starling

Os psicólogos ocidentais falam sobre fortalecer o ego, mas os psicólogos iogues nos falam para controlar a mente. Eles dizem que se sua mente está sobre controle, você pode alcançar tudo. Todos nossos problemas existem na mente. Nós criamos o nosso próprio mundo a cada momento.

Continua após publicidade

Para controlar a mente, precisamos identificar o ego negativo e purificá-lo. O modo mais eficaz de tratar os sentimentos e emoções é simplesmente observá-los e não se identificar com eles.

A noção de ser uma pessoa em particular é o ego. Ele tem a noção de ser uma pessoa indigna, impura, cheia de defeitos e limitada. O ego não pode pensar dele como sendo um ser divino e perfeito. Ele nos faz sentir imperfeitos, limitados ou que somos mais que alguém.

O ego é uma falsa identificação com as coisas. Leva as coisas muito a sério. O ego é que sente ofendido e insultado. Temos que nos distanciar dele para ir conseguindo identificá-lo sem se envolver com ele.

O ego negativo é a identificação com muitas limitações como: "Não consigo. É difícil. Ninguém gosta de mim. Sou desajeitado. Sou feia. Meu cabelo é feio. Não gosto de minha aparência. Estou gordo. Estou magra. Não tenho habilidades. Não vou ser feliz no amor. Sou culpada. Eu sou pecador e indigno. Não mereço ser feliz".

Continua após publicidade

Esses sentimentos negativos e de depreciação fortificam o ego negativo e realmente não poderemos ser felizes alimentando tais pensamentos.

A primeira coisa que temos que eliminar em nossa vida é o sentimento que não somos bons o suficiente. Mude isto se quiser progredir.

O ego pode desejar que os outros saibam que ele é bom e competente, mas ele não pode ter a convicção firme de sua própria grandeza. Para experimentar a firme convicção de nossa grandeza temos que ir além do ego.

Continua após publicidade

Não deveríamos ser afetados pelo que os outros dizem e pensam. Enquanto estivermos afetados pelo elogio e ofensa, nosso ego está justamente onde ele quer, nos manipulando.

Recuse-se a aceitar opiniões negativas dos outros. Não temos que provar a ninguém que estarmos certos. Não devemos nos comparar com os outros. É essencial aprender a não ser afetado por outro ego.

Nós experimentamos sofrimento quando temos pensamentos negativos. São as impurezas mentais que impedem a manifestação do Ser interior: a fome pelo poder, ambição, apego, aversão, avareza, compulsão, desejos, vícios, inibição, orgulho, raiva, mágoas e cobiça.

Essas emoções negativas alimentam o ego. Perdemos momentos de alegria e naturalidade, nos desgastamos e não saboreamos a vida plenamente.

O que nos impede de sentir amor é o ego. O ego está sempre ansioso, preocupado, rígido, orgulhoso, agressivo, preconceituoso, competindo com alguém, se culpando ou culpando os outros. Vê somente defeitos em si mesmo e nos outros.

No amor não há orgulho, não há preocupação. No amor há espontaneidade, alegria natural que vem do Ser interior.

A repetição mental de afirmações positivas é necessária para que as velhas tendências negativas sejam redirecionadas.

A própria palavra afirmação significa: tornar-se firme. Através dessa reprogramação mental podemos transformar nosso subconsciente.

O subconsciente é como um executivo. Ele executa o que enviamos para ele através dos pensamentos e não questiona se é bom ou ruim para nós. E muitas vezes, pensamos o que não queremos para nós e ele executa nossas ordens.

Vou dar algumas sugestões de afirmações para você escolher, mas você mesmo pode formular suas afirmações de acordo com suas necessidades.

Escolha uma ou duas destas afirmações e pense muitas e muitas vezes ao dia:

"Eu controlo minha mente. Eu controlo meu corpo".
"Eu sou senhor (a) das minhas emoções".
"Eu sou forte e saudável"."Eu sou feliz e próspero".
"Eu sou perfeito (a) e digno".
"Tenho as rédeas da minha vida em minhas mãos".
"Eu me sinto confortável e à vontade entre as pessoas".
"Eu estou liberto (a) da opinião alheia".
"Eu sou seguro e confiante".

Essas afirmações se tornam como mantras purificando seus padrões mentais e reprogramando sua mente.

Mude sua atitude interior. Mentalize: "Eu sou merecedor. Eu mereço ser feliz. Eu me sinto forte e poderoso. Eu sou inteligente e capaz".

Sinta: "Gosto de minha aparência. Valorizo minhas habilidades e qualidades. A cada dia descubro beleza em meu interior. Eu me sinto jovem e bonito. Eu sou alegre e tranqüilo. Eu me divirto com a vida".

Desta mudança interior depende a saúde física, mental, emocional, social e espiritual. Através de um ego positivo você desenvolve sua criatividade, mais habilidades, mais confiança em você mesmo, torna-se mais livre para ser mais feliz e espontâneo. Quando essa mudança acontece, surge um alívio incrível que é a liberdade do Ser interior.

A transformação não ocorre de um dia para a noite. Seja perseverante e determinado.

Desista de olhar a vida dos outros. Olhe a sua vida. Acredite em sua própria grandeza inerente. Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!