Tenho ejaculação precoce, ejaculo em menos de cinco segundos

por Anette Lewin

"Já fui ao médico, mas não melhorei."

Continua após publicidade

Resposta: A ejaculação precoce em geral está ligada a problemas de ansiedade. A pessoa não confia muito na sua capacidade de controle, fica preocupada com a sua atuação sexual e acaba ejaculando rapidamente para fugir dessa situação desagradável. Isto acaba levando a um circulo vicioso pois, na próxima relação, a pessoa tende a ficar mais ansiosa ainda por medo de 'falhar' novamente e …acaba falhando. Para controlar esse problema é necessário, em primeiro lugar, tentar adquirir uma maior conhecimento de seu corpo e aprender a retardar o orgasmo ao se masturbar. Depois, é importante você perceber que pode estar supervalorizando a sexualidade. Ou seja, dando a ela uma importância tão grande que ela perde a função de algo que te dá prazer e passa a funcionar como uma prova que você tem que vencer. E aí tudo fica mais difícil, não é? Finalmente, encare sua parceira como uma cúmplice e não como um juiz que vai avaliar sua atuação. Se o problema acontecer, converse com ela e tente novamente. Um abraço Anette

Sou casada e não consigo relaxar e nem gozar
Tenho 20 anos e meu marido 48. Minha primeira relação sexual foi com ele. Por mais que eu tente nao consigo relaxar, muito menos gozar. Só consigo ter relações completamente no escuro e não gosto que ele me veja nua.

Resposta: Já que você está se sentindo desconfortável em sua vida sexual, seria interessante você pensar em alguns pontos. Em primeiro lugar, se você e seu marido já conversaram suficientemente sobre o que cada um gosta sexualmente falando. Depois, como você se sente em relação ao seu corpo uma vez que é tão difícil para você deixar que seu marido o veja. Em seguida, tomar consciência que às vezes, quando queremos romper barreiras, temos que mudar comportamentos, mesmo que nos pareça impossível, mesmo que nossa educação nos tenha bloqueado ou nos sintamos incapazes. Se você tem vontade de melhorar sua vida sexual tome iniciativas de mudança. Vista-se diferente, olhe para seu marido de uma forma diferente, tente sentir-se sensual. Se for difícil para você fazer isto sozinha, aí sim, procure ajuda profissional, no caso uma psicoterapia.

Autoconhecimento sexual
Achei bem interessante esta coluna, mas não entendi uma coisa: gostaria de saber; o que você quer dizer quando diz: "Saber como a sexualidade funciona para você"

Continua após publicidade

Resposta: Cada pessoa tem seu modo de sentir prazer, sexualmente falando. O que é agradável para uns pode não ser para outros. Quanto mais você conhece seu corpo e tem consciência do que é prazeroso para você, mais preparada você está para se relacionar sexualmente. Isto porque se conhecendo você pode ajudar seu parceiro dizendo a ele do que você gosta e do que não gosta e não ficar esperando que ele adivinhe suas vontades e ficar frustrada quando isto não acontece.