Ele deve rachar a conta no primeiro encontro?

por Anette Lewin

"O que esperar de um homem que no primeiro encontro pede pra você rachar a conta. É normal isso? Pois nunca tinha acontecido comigo e fiquei muito decepcionada. O que fazer nessa situação?"

Continua após publicidade

Resposta: Você já se perguntou por que homens, nos dias de hoje, devem pagar a conta das mulheres no primeiro encontro? Ou nos subsequentes?

Talvez você responda: por cavalheirismo, ora! Sim, mas o que é cavalheirismo nos dias de hoje, já que tanto homens quanto mulheres trabalham e ganham seu próprio dinheiro? Qual a logica do homem pagar por dois quando o encontro é desejado por ambos? Será que frente a essa realidade cavalheirismo não pode ser exercido de outras formas?

Pois é… os costumes estão mudando e antes de se decepcionar com um homem porque ele sugere rachar a conta, talvez seja mais coerente conhecer melhor esse homem e avaliar se o conjunto de suas qualidades agrada ou não. Afinal, existem homens que não se propõem ou não podem usar apenas dinheiro como arma de sedução, mas nem por isso são menos interessantes.

É claro que ainda existem homens que fazem questão de pagar quando saem em companhia de uma mulher que estão cortejando. Eles podem fazer isso por tradição, porque ganham bem, mas, certamente, alguns pagam a conta com a expectativa de sexo… E aí? Certamente você já ouviu histórias bastante desagradáveis de mulheres que disseram "não" após um belo jantar e tiveram de ouvir poucas e boas.

Continua após publicidade

Por outro lado, existem homens que relatam não querer mais pagar a conta de mulheres que ainda não adquiriram um significado afetivo em suas vidas por terem sido usados, abusados, e… descartados! Sim, existem mulheres que usam compulsivamente a tradição do cavalheirismo para conseguir cinemas, jantares ou presentes… de graça! E depois somem.

Por tudo isso, rachar a conta nos primeiros encontros me parece até uma atitude saudável. Cada um pode avaliar livremente se quer ou não um próximo encontro. Sem pressões, sem dívidas, sem situações de desconforto.

A partir do momento em que o relacionamento se tornar mais estável, aí sim, podem ser estabelecidas as regras específicas para aquela relação: ou continuar dividindo, ou pagar mais quem ganha mais, ou até o homem pagar para ambos. Mas a essa altura cada um já sabe com quem está e o que pode esperar.

Continua após publicidade

Agora… e o cavalheirismo? Aquela sensação tão agradável de estar sendo cuidada, protegida, mimada que as mulheres tanto apreciam?

Bem, esse pode ser exercido através de pequenos gestos de cuidado que sempre agradam: levar ou buscar a parceira em casa, protegê-la de perigos ou de abordagens indelicadas, mimá-la com uma flor, um bombom ou qualquer coisa que ela aprecie, ouví-la com calma… Enfim, coisas que custam pouco mais valem muito!

Lembre-se que conhecer uma pessoa leva tempo. Muitas vezes, num primeiro encontro, os envolvidos mais se escondem do que se revelam. Portanto, evite julgamentos precipitados para não descartar aquele que pode ser seu futuro grande companheiro.