Como perder peso depois dos 50?

por Simone Sarti

"Gosto muito de malhar, mais já tenho 53 anos e tenho dificuldade para perder peso e medidas nas costas e abdome. O que faço?"

Continua após publicidade

Resposta: Com o passar dos anos nosso metabolismo (conjunto de processos químicos e físicos dentro de um organismo vivo) diminui e a perda de peso,se necessária torna-se mais lenta e difícil

Essa taxa metabólica é também influenciada por diversos fatores além da idade, como genética, sexo, alimentação e exercício físico. Porém nada que não se possa minimizar.

O exercício físico planejado e orientado é fundamental. Se você já mantém o hábito, o que podemos fazer é tentar aumentar esse gasto calórico, pois depois de um tempo é comum a perda de peso dar uma estabilizada parecendo que “não vai mais sair daquilo” e nessas regiões citadas (costas e abdome) ainda temos a genética contra nós. São locais de maior e mais fácil acúmulo de gordura e infelizmente não conseguimos emagrecer só numa determinada região. O que podemos fazer então é dar uma incrementada no treinamento e em outros hábitos cotidianos:

Não deixe de fazer os exercícios aeróbios: caminhadas, corridas, *aparelhos elípticos. O ideal é de 3 a 5 vezes na semana e um mínimo de 45 minutos (conseguidos de forma gradual). Aumente a intensidade saindo de lugares só planos para pequenas subidas, ou aumente a inclinação da esteira por alguns minutos.

Continua após publicidade

Não deixe que caia a intensidade do exercício, ao faze-lo lendo um livro, vendo TV ou conversando com amigos.

Modifique a rotina de exercícios localizados mudando o programa ou fazendo aulas diferentes e sempre sem deixar de focar no fortalecimento e estabilidade das articulações. Nessa fase isso é muito importante.

O aumento da massa muscular estimula o metabolismo, pois é preciso mais energia para “manter vivo” o tecido muscular.

Continua após publicidade

Controle a alimentação. Faça refeições nutritivas e pouco calóricas.

Coma de 5 a 6 vezes ao dia. Comendo pouco e várias vezes ao dia, há um melhor controle hormonal, o apetite diminui, digestão e intestino funcionam melhor e, fracionando assim as refeições, você ainda gasta mais calorias, pois seu corpo vai recebendo informações de que precisa trabalhar mais, aumentando o metabolismo. O gasto calórico referente ao metabolismo é em torno de 60 a 70% do gasto calórico diário total.

Segundo os nutricionistas, você pode também abusar das chamadas calorias negativas, que são alimentos que gastam mais calorias para serem digeridos do que eles possuem, por exemplo, o brócolis, amei

*São aqueles aparelhos que simulam caminhadas ou o movimento do esqui. Os pedais vão para frente e para trás, sem provocar impacto nas articulações; são também conhecidos como "transport".