Amo duas pessoas, estou ficando louco. O que fazer?

por Anette Lewin

Resposta: Não há regras explícitas para quem ama duas pessoas. Em nossa sociedade as regras do amor estão intimamente vinculadas às regras do casamento e determinam que cada pessoa ame no singular. Mas como você vê, nem sempre isso acontece. Você não está ficando louco, está optando por um caminho não convencional. E tem que parar para pensar se você consegue administrar dois amores distintos .Quebrar regras nos coloca numa posição isolada e temos que saber enfrentá-la.

Continua após publicidade

Éramos bons amantes e quando decidimos oficializar a relação ele desistiu

Resposta: Você refletiu bastante sobre todo esse processo e suas conclusões são de extrema lucidez. Não te enxergo perdida, mas decepcionada. Você arriscou e perdeu, e ninguém consegue simplesmente admitir uma perda sem dor. Mas a vida continua. Aprenda com sua história. Almas infiéis, como você diz, estão por aí e são "encantadoras", mas não se pode contar com elas a longo prazo. Na sua próxima escolha leve isto em consideração. Quanto ao seu casamento, se você sentir que ainda pode retomá-lo, não hesite em tentar. Mas esteja preparada tanto para um sim quanto para um não.

Ele está em dúvida se ama
Há poucos dias, após uma discussão boba ele me disse que não me amava mais e estava "em dúvidas". Meu mundo caiu.

Resposta: Quase ninguém tem certezas absolutas em relacionamentos afetivos. É só nos decepcionarmos um pouquinho com alguma coisa que o parceiro fez que… lá se vai a certeza do amor eterno. No seu caso, você sabe que seu parceiro é inseguro e sujeito a oscilações e você não considerou isso uma psicopatia grave quando resolveu viver com ele, não é? Agora, já que resolveu correr o risco, invista com otimismo nesse relacionamento e não se deixe contaminar pelas inseguranças de seu parceiro. Lute pelo relacionamento enquanto ele estiver "em dúvidas" e você tiver certezas, é a linha que você tem adotado, não é? Mas lembre-se que em relacionamento as brigas fazem parte, mas não podem ocupar todo o espaço. E que a insegurança tem limites.

Continua após publicidade

Se você perceber que vai lutar sozinha por dois sem retorno afetivo, é melhor ficar só e dirigir sua energia para outra pessoa.