Atividade física contribui para a prevenção da endometriose

Da Redação

A endometriose, doença caracterizada pela presença de endométrio (tecido habitualmente localizado dentro do útero e que se desprende durante a menstruação) fora da cavidade uterina, representa uma doença muito prevalente nos dias atuais. Acomete cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva e é responsável por sintomas relacionados à dor pélvica (cólicas menstruais e dor nas relações sexuais) e até mesmo infertilidade.

Continua após publicidade

Essa doença depende da ação do estrógeno, principal hormônio feminino produzido pelo ovário enquanto a mulher menstrua e responsável pelas características femininas, para seu desenvolvimento. Esse distúrbio é também chamado de “doença da mulher moderna” – a mulher que tem menos filhos e engravida mais tarde, conseqüentemente apresenta o estímulo do estrógeno por maior período de tempo e, além disso, está exposta a um maior nível de estresse.

A ginecologista Dra. Rosa Maria Neme explica que a endometriose é uma doença encontrada preferencialmente entre mulheres com nível educacional mais elevado. Ela esclarece principais dúvidas sobre a doença.

Por que a endometriose atinge mulheres com renda e escolaridade mais altas?

Provavelmente o estilo de vida é uma das causas, mas não existe comprovação científica. Sabemos que mulheres submetidas a níveis elevados de estresse, como jornalistas, mulheres que trabalham no mercado financeiro, médicas e dentistas, por exemplo, têm mais chance de ter endometriose.

Continua após publicidade

Como o estresse contribui para o desenvolvimento da endometriose?

O estresse leva a uma diminuição da imunidade, de um lado. Do outro lado, o aparecimento da doença também está ligado a um distúrbio de defesa do organismo. Desta forma, temos uma conjunção dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da endometriose.

O que a senhora recomenda para melhorar o estresse?

Continua após publicidade

A melhor coisa para aliviar o estresse é o exercício físico aeróbico. A endorfina produzida com este tipo de atividade causa bem-estar, diminui a produção de estrógenos circulantes (que são o alimento da endometriose) e, conseqüentemente, melhora dos focos de endometriose.

Existe alguma atividade física mais adequada?

As melhores atividades são os exercícios aeróbicos em geral, realizados regularmente, ou seja, pelo menos três vezes por semana por ao menos 40 minutos.