Faça amizade com você mesmo

por Emilce Shrividya Starling

Algumas pessoas dizem que ficam cansadas e doentes de tanto trabalhar e ficam com esgotamento nervoso de tanto exercício mental. Mas existem aquelas que a força interior e a saúde aumentam quanto mais trabalham e se exercitam mentalmente.

Continua após publicidade

Qual será o segredo para não sentir cansaço e fortalecer e aumentar a força física, mental e espiritual?

Não é difícil, pois dentro de cada um de nós existem todas as forças que precisamos para trabalhar, estudar e sermos mais felizes. Quem descobre essa força interior tem êxito em tudo que faz.

Quando alguém pensa ser apenas um corpo material que se desgasta quanto mais se usa, ele se enfraquece e adoece. Porém, quando sabe que é um filho de Deus, dotado de força infinita, trabalha e estuda cheio de agradecimento, acreditando que dentro de si existe a fonte da força infinita.

Aprendi com o Mestre Masahuru Taniguchi, da Seicho-No –Ie, como invocar essa força interior quando me sinto cansada ou tenho desafios a vencer. Ele ensina a mentalizar constantemente essas palavras, durante dois ou três minutos, quando se cansar e para readquirir força:

Continua após publicidade

“Ó Deus que estais no âmago de minha alma e que sois a força infinita, manifestai-Vos vigorosamente!”

Esse método funciona e é tão fácil.

Quando estiver no ônibus, no metrô, indo para o trabalho ou para a escola, feche os olhos e invoque essa força infinita com essas palavras. Pode também mentalizar com os olhos abertos, quanto está dirigindo, nadando, praticando esportes, fazendo caminhadas ou corrida.

Continua após publicidade

Experimente isto e perceba como logo se sente renovado e com um novo vigor. Com a prática contínua, você adquire autoconfiança, pois de seu interior surgem mais habilidade e talentos. Seu corpo se tornará mais saudável, aumentando a capacidade da memória e eficiência em seus afazeres.

Compreenda que de nada adiantará se fizer duas ou três vezes e desistir. Você deve adquirir o hábito de dirigir essa afirmação positiva, em apenas alguns segundos, ao mais íntimo de si mesmo. E assim, você conseguirá se concentrar, recobrar a tranquilidade e superar as dificuldades com mais desembaraço.

Em vez de ficar pedindo auxílio dos outros, é mais fácil chamar a força infinita que está dentro de você. Não fique apenas lendo esse texto, pratique! Aja! Saia da teoria e descubra que essa força está em você.

Sem fazer pedidos, Deus já nos deu tudo que precisamos, mesmo que não lembremos Dele, Ele nunca se esquece de nós. Entretanto, por meio da força da palavra, de mentalizações positivas, nós extraímos de dentro o que necessitamos e despertamos a autoconfiança.

A força infinita é como um diamante que temos dentro do bolso, sem perceber que o temos. Dentro desse “diamante”, dessa chama divina existe um tesouro interior. No entanto, se não tivermos consciência disto e não lembramos de sua existência, não poderemos obter o que desejamos.

Mentalize, muitas e muitas vezes: “Dentro de mim existe a força infinita! E, com essas simples palavras, desperte esse poder.

Que obstáculos impedem que essa força infinita se manifeste?

Sentimentos de raiva, ódio, mágoas, insatisfação, avareza, tristeza, cobiça, preocupação com o futuro e amargura pelo passado são fortes atritos mentais. Tais emoções desgastam e consomem inutilmente a força infinita que está surgindo de dentro e causam atrito entre as pessoas.

Assim com uma máquina precisa de lubrificante para diminuir o atrito entre as peças e evitar o consumo desnecessário de energia, o mesmo acontece conosco. Se houver atrito no coração, essa força interior é desperdiçada e consumida por esses venenos da mente.

Quais seriam os lubrificantes da mente?

Temos “óleo-gratidão”, “lubrificante-alegria”, “lubrificante-amor”.

Mas onde se encontram esses lubrificantes? Estão dentro de você mesmo. Busque-os dentro de si mesmo.

Sinta gratidão que amacia a mente e faz desaparecer a insatisfação e atrito entre as pessoas. Extraia da palavra ‘obrigado’ a força motriz que trará harmonia.

Quando acontecimentos desagradáveis acontecerem, ou se sentir deprimido, feche os olhos e mentalize: “Como sou filho de Deus e tenho a proteção de Deus, as coisas só têm que melhorar para mim”. Adquira o lubrificante-alegria, dirigindo a si mesmo as palavras:

“Somente coisas boas acontecerão para mim”

Para amaciar e abrir seu coração, extraia da fonte interior, o óleo-amor. Se você se cansa, fica doente por causa do trabalho é porque falta amor ao que faz. Tem preocupações desnecessárias pelas coisas do futuro e tem medo em relação ao trabalho.

Trabalhe e estude com gratidão e prazer, sem medos e com determinação, assim se sentirá mais forte e sadio.

Se tem atritos nos relacionamentos é porque está faltando amor. Amor que é paciência, respeito, aceitação, bondade, compaixão, gratidão. Amor é a força que cura as dores da alma, cura os sofrimentos e alivia o peso do trabalho.

Cultive mais o amor distribuindo compreensão e amabilidade.

Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!

Faça amizade com você mesmo

por Emilce Shrividya Starling

Às vezes,podemos achar que uma pessoa é nossa amiga e outra é nossa inimiga. No entanto, as escrituras do yoga dizem que: “Você é seu próprio inimigo. Você é seu próprio amigo.” Se, em seu interior, você plantar a semente do ódio, colherá o ódio. Se plantar a semente do amor, colherá amor.

Continua após publicidade

Podemos ser muito infelizes quando somos nosso próprio inimigo e podemos ser muito felizes tornando-nos nosso próprio amigo.

Amigos podem nos apoiar e consolar mas quando vamos para nosso quarto, estamos sozinhos. Um inimigo externo pode nos prejudicar e causar problemas, mas quando voltamos para nosso quarto, não existe inimigo externo.

Porém, podem existir os inimigos internos como sentimentos de raiva, de mágoas, os desejos insatisfeitos, a inveja, o ciúme, a cobiça, o orgulho.

Assim, se estamos felizes conosco mesmos, com um mente tranquila e um coração agradecido, somos nosso próprio amigo. Se estivermos infelizes conosco, tornamo-nos nosso próprio inimigo.

Continua após publicidade

Algumas pessoas ficam remoendo lembranças amargas de relacionamentos frustrados. Não querem perdoar nem mesmo se o outro já faleceu e, acham que isso é vantagem para elas. Não entendem que estão sendo inimigas de si mesmas, guardando esses entulhos psíquicos que geram dor e tristeza.

Contemple as palavras de Chico Xavier:

“Quando você conseguir superar graves problemas de relacionamentos não se detenha na lembrança dos momentos difíceis, mas na alegria de haver atravessado mais essa prova em sua vida.”

Continua após publicidade

“Leve na sua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova da sua capacidade e lhe darão confiança diante de qualquer obstáculo.”

Para perdoar não precisa conviver com o outro. Perdoar não é ficar sem memória. Como disse Dalai Lama, em seu livro A Arte da Felicidade: “Esquecer e perdoar são dois atos diferentes. Não há nada de errado em simplesmente lembrar esses acontecimentos negativos. Mas, com o desenvolvimento da paciência e da tolerância, é possível abandonar os sentimentos negativos associados aos acontecimentos.”

Faça uma limpeza diária na sua mente. Observe o que está em seus bancos de memória. E, jogue fora pensamentos antigos, ideias ultrapassadas, mágoas, ressentimentos. Direcione seus pensamentos corretamente. Pense o que deseja e não o que não deseja. Isso é ser seu próprio amigo.

Para vencer o ego negativo, é necessário se libertar do sentimento de ser um pecador, de ser indigno. Quanto mais nos desvalorizarmos, mais esse ego nos domina.

Em vez de alimentar a culpa, devemos reconhecer que somos produtos de um mundo imperfeito e todos nós somos imperfeitos. Precisamos desenvolver humildade para perceber nossos erros e defeitos. Isso vai nos estimular para corrigi-los e agir corretamente no futuro.

Mas, não podemos nos diminuir ou ter uma culpa excessiva, lembrando dos erros ou sentindo ódio por nós mesmos, pois isto é autopunição, é gerar sofrimento para nós.

Quem vence o ego negativo, extrai força da sua humildade, extrai lições dos acontecimentos e experiência de sua fragilidade. Busca sua verdadeira natureza, busca a chama divina dentro de si mesmo.

Como disse Baba Muktananda, um grande Mestre iogue: “Deus habita em você como você, para você” . “Volte –se para dento e medite em seu próprio Ser interior. “Veja Deus em cada um”.

Quando você entende que Deus está em tudo, em todos, em toda a natureza, dentro de você, você começa a se libertar das amarras do ego negativo.

Mas não basta apenas compreender, você precisa meditar para ter essa vivência. Precisa ir para dentro, deslizar para níveis tranquilos e sentir a paz que habita no espaço sagrado em seu interior. Precisa acender essa chama divina.

Praticando com regularidade, você vai conquistando seu mundo interior, dissolvendo camadas e camadas de lixo mental, de emoções negativas, de traumas e conflitos que encobriam a luz do Ser. Vai se libertando dos condicionamentos, das aflições, das fobias, das preocupações.

É como se você estivesse em um avião viajando em uma forte turbulência, e aos poucos, vai saindo dessas nuvens, subindo para um céu azul, com um sol brilhante, com poucas nuvens claras. Como é no macrocosmo, é no microcosmo.

O relaxamento profundo, a meditação, o canto dos mantras são práticas poderosas para nos conduzir nessa viagem para dentro nós, para essa jornada interior magnífica.

Pratique e sinta as mudanças positivas. Descubra seu próprio valor, suas qualidades e agradeça a si mesmo. Seja seu próprio amigo, sua própria amiga! Fique em paz! Namaste! “Deus em mim saúda Deus em você”