DESTAQUES

Enteados não se entendem...

Blenda de Oliveira 01/01/2016 PSICOLOGIA
A experiência mostra que essa é uma situação que pode mudar

por Blenda de Oliveira

"Fui casado e tenho dois filhos. Minha atual esposa tem uma filha que mora conosco. Noto que sua filha não aceita meus filhos, fico angustiado com isso. O que faço?"

Resposta: Você consegue identificar as razões que possam influenciar essa situação?

Podemos pensar em alguns aspectos. A não aceitação pela sua enteada dos seus filhos pode ter alguma influência da relação entre ela e a mãe ou, ainda, o pai.

É importante saber como sua enteada lidou com a separação dos seus pais. Qual era a expectativa dela a partir do re-casamento da mãe.

Algumas dificuldades nessas situações podem não ter uma relação direta com problemas entre enteados, mas, por meio dessas relações, algum ou alguns dos filhos comunicam insatisfações, ciúmes, desconfianças etc. Sua enteada pode estar vivendo algo parecido. A relação com os seus filhos passa a representar uma oportunidade para que ela comunique insatisfações que não consegue comunicar ou comunica, mas não é ouvida tanto quanto gostaria.

Sugiro que converse mais profundamente com sua esposa e busquem alternativas para que possam, num segundo momento, sentar com sua enteada e conversarem. Quem sabe você possa ter uma aproximação maior e, com isso, entender o que ocorre, para agir de maneira mais eficiente.

Além disso, seria interessante você conversar com seus filhos para saber como eles estão observando essa situação.

Minhas sugestões consideram que os filhos já tenham idade para uma conversa mais aberta. Por fim, se não conseguirem encontrar alternativas, proponho que busquem um terapeuta familiar que possa atendê-los, mesmo sem filhos, e ajudá-los a lidar com essa realidade.

A experiência mostra que é uma situação que pode mudar, mas precisa haver determinação do casal e da família. Todos precisam participar do objetivo de uma convivência tranquila para todos, mesmo que as afinidades não sejam tão grandes.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.