Entregar-se ao momento presente ajuda a decidir entre agir e não agir

por Saulo Fong

Nos dias de hoje, encontramos muitas linhas e escolas do desenvolvimento humano que pregam a ação como forma de alcançar algum resultado.  

Continua após publicidade

Porém, algumas não levam também em consideração o momento oportuno de não agir. Um das grandes habilidades de se saber viver é justamente poder distinguir o momento exato entre agir ou não agir.

O desenvolvimento dessa habilidade se dá através da prática de entrar em sintonia consigo mesmo, prestando atenção nas próprias sensações, sentimentos e pensamentos enquanto passamos pelas diversas experiências da vida. Essa atitude ajudará no desenvolvimento da maturidade e da atenção no momento presente.

Com a prática começaremos a tomar consciência da sintonia que nos liga com o que alguns chamam de Algo Maior, Sistema, Inconsciente Coletivo, Vida, Deus ou qualquer outro rótulo dado para algo que ainda não temos pleno conhecimento.

Quando estamos conscientes desta sintonia nos encontramos num estado de paz interior. Através deste estado temos uma visão e percepção mais clara do que acontece conosco e à nossa volta. Este é o momento da não ação. Onde há pura percepção, atenção e entrega. É a partir desse estado que surgirá um impulso de agir ou caminhar em alguma direção. Muitas vezes esse impulso não é elaborado através de uma racionalização de nossa mente, mas surge de um estado de tranquilidade. É uma ação diferente daquela que surge de uma emoção de raiva ou medo que está baseada no instinto natural de lutar ou fugir.

Continua após publicidade

É como o surfista que aguarda calmamente a onda certa para surfar. Ele fica pacientemente observando o mar e, quando encontra a onda que deseja surfar, rema juntamente com ela até ser tomado por sua força, passando apenas a entrar em contato com seu próprio equilíbrio e se permitindo fluir com algo maior que ele.

Essa entrega ao momento presente é muito útil nos momentos de dúvida ou confusão mental. Parar e perceber o que acontece com você, lhe dará mais confiança e força quando o momento certo de agir se apresentar.