Entrevista revela se a pessoa tem perfil para liderar?

por Roberto Santos

Resposta: Uma entrevista de seleção, quando bem feita, pretende identificar comportamentos levantados sobre o passado do candidato ou candidata que permitam fazer algum prognóstico sobre a demonstração de comportamentos futuros, relativos àquilo que se perguntou.

Continua após publicidade

Alguns processos de seleção se valem ainda de outros instrumentos, como testes psicológicos, que complementam as informações sobre traços de personalidade que se correlacionam com aquilo que se pretende avaliar, seja potencial para vendas, para funções administrativas ou para liderança.

Perfil do líder

Os traços que nos permitem predizer os comportamentos de um bom gestor ou líder dependem da metodologia que se utiliza, mas basicamente, o que se procura é uma pessoa que gosta de assumir o encargo de projetos e pessoas, equilibrada emocionalmente, que expressa seus pontos de vista, que dá feedback e ouve ativamente sua equipe, uma pessoa responsável e organizada que tem uma visão de futuro e inspira seu pessoal para segui-la na busca daquela visão.

Numa entrevista, quando a pessoa não ocupou ainda um cargo de liderança formal em uma empresa, nós tentamos descobrir do candidato ou candidata sobre situações em que a pessoa mostrou iniciativas de liderança, como na escola, em esportes, em atividades comunitárias e outras que dêem alguma pista sobre o potencial de liderança dele (a). Talvez o maior desafio de selecionadores não seja saber se o candidato ou candidata tenha perfil de líder mas mais importante se ele ou ela será um bom líder ou boa líder.

Continua após publicidade