Pontos positivos e negativos; como apontá-los na entrevista

Resposta: Essa pergunta é a mais usada em 99% dos processos seletivos e com certeza já devem existir listas de respostas ideais nos manuais de candidatos nas bancas de jornais. O problema da pergunta pura e simples é que a resposta do entrevistado pode ser uma pura mentira para vender algo que o selecionador está querendo encontrar.

A parte de pontos negativos ou fracos, então, é aquela mais manjada: “sou perfeccionista, faço tudo certinho, nos mínimos detalhes” ou “trabalho demais”. Então, você tem dois caminhos para responder a esta pergunta: primeiro, usar uma lista de qualidades incríveis como pontos positivos e sair pela tangente com o tipo de resposta que fala e não diz nada.

Continua após publicidade

E segundo, você deve descrever como pontos fortes ou positivos, os elogios que recebeu de colegas, chefes e subordinados se você for chefe. Ou seja, não é você que está falando, mas você está repassando o que falaram de você. Quanto aos pontos negativos, use a mesma regra, especialmente para aqueles feedbacks negativos que você procurou se adequar. Desta forma, estará reconhecendo vulnerabilidades (isto é, você é humano e honesto) e demonstrando que procura se desenvolver com base no que aprende. Torço que dê certo e que você encontre um(a) selecionador(a) competente.