DESTAQUES

Especialistas apontam os caminhos da vitalidade e da juventude

Redação Vya Estelar 01/01/2016 ENTREVISTAS
Sedentarismo é um grande inimigo para quem quer se manter jovem

por Angelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar a engenheira química especializada em cosmetologia Sonia Corazza e a pós-graduada em fisiologia do exercício Simone Sarti mostram os caminhos para se manter a vitalidade e a juventude. Elas são autoras do livro 'Mais jovem a cada dia' (Editora Prestígio).

Vya Estelar – O que é para você, ser e se manter jovem?

Sonia Corazza - Juventude física é o estado de saúde equilibrada, resultado de uma vida onde há um tripé bem estabelecido:

- A rotina cosmética é inteligente, os produtos são adequadamente escolhidos
- A alimentação é equilibrada
- A prática de exercícios físicos bem orientados.

Sem estes três aspectos importantes ninguém se mantém jovem.

Vya Estelar – Qual seria o maior aliado dessa juventude?

Sonia Corazza - Não há um grande aliado, mas uma essencialidade em primeiramente ganhar conhecimento. Buscar informações idôneas é o passo número 1 para começar a comer direito, se mexer e se cuidar. É importante conhecer o próprio corpo, suas dinâmicas e então partir para a prática. Portanto, busque sempre saber mais.

Vya Estelar – E o maior inimigo?

Sonia Corazza - Ignorância! Ir atrás de bobagens que qualquer um conta, buscar resultados imediatos e com promessas milagrosas, que nunca vão dar em nada. É preciso saber que só se consegue uma boa aparência com consciência, afinal ninguém é bonito se não for saudável.

Simone Sarti - Devemos evitar ao máximo o sedentarismo, que é um grande inimigo, pois ele permite que condições favoráveis às doenças se instalem. Os problemas do sedentarismo vão ocorrendo todos juntos e de forma gradual.

Vya Estelar - Para estar em pleno vigor na terceira idade, o ideal seria começar a se cuidar a partir de quando?

Sonia Corazza - A partir de já! A proteção solar diária é condição indispensável para proteger a pele de um dano que pode chegar ao câncer, mas não falo somente de quando se vai à praia, é indispensável proteger as áreas expostas o ano todo. Mãos e rosto ficam o ano todo correndo o perigo das conseqüências dos raios UVA e UVB, até dentro do carro corremos perigo.

O banho diário contempla uma das etapas mais ricas em possibilidades para se cuidar. Não é só a limpeza e higiene do corpo, mas este é um momento de relaxamento completo, que pode representar uma recarga energética e de tônus corporal fantástica. Basta saber como fazer os movimentos certos de automassagem, aliando-se a escolha correta dos produtos cosméticos.

Simone Sarti - Com relação aos exercícios físicos, comece em qualquer momento de sua vida, mas numca mais se separe deles. Eles irão garantir a melhora da coordenação motora, flexibilidade e força muscular, não para você simplesmente se olhar no espelho, mas é para garantir autonomia e independencia física. As pessoas estão estatísticamente vivendo mais. Então é necessário que se tenha vida digna e o menos dependente possível.

Cuidados com a beleza em etapas

Vya Estelar - Se fossemos segmentar por década, quais seriam os principais cuidados dos 30, até após os 60?

Aos 30 já é hora de recuperar os estragos que o sol fez na pele, pois no Brasil, aos 25 anos, já tomamos cerca de 75% da nossa cota de sol destinadas à toda vida.

Aos 40 é preciso incrementar a rotina de cuidados noturnos com a pele, buscando cremes onde os agentes nutritivos possam ajudar no processo de renovação celular.

Aos 50 as mulheres precisam tomar mais cuidado com a celulite e a flacidez, caprichando na drenagem diária de coxas, bumbum e abdome, auxiliadas por cremes cosméticos contendo cafeína e agentes lipolíticos.

Os homens devem dar mais atenção a auto-massagem do couro cabeludo, para preservar a irrigação sanguínea correta do bulbo capilar e manter os cabelos saudáveis.

Depois dos 60 é hora de super-hidratação da pele do corpo todo, buscando produtos muito mais emolientes e protetores.

Durante a vida toda é preciso uma atitude mental positiva e fraterna. Afinal o tempo é o pai da sabedoria, mas implacável com suas conseqüências para quem não se cuida.

Vya Estelar – O que a cosmetologia possibilita hoje para homens e mulheres conservarem a aparência jovem? O que é verdade e mito?

Sonia Corazza - Muita coisa boa está por aí. Fazendo um resumo, a biotecnologia possibilitou novíssimas descobertas em frações ativas de plantas terrestres e marinhas. Para você ter uma ideia, hoje cientistas conseguiram separar uma substância de uma alga marinha azul (cyanophycea), que age como o ácido retinóico, melhorando consideravelmente a condição da pele atacada pelos sinais do envelhecimento, sem os efeitos colaterais do ácido. Isso é fantástico!

Vya Estelar – Em síntese qual é a base de um programa para ser mais jovem a cada dia?

Sonia Corazza - Comer corretamente, escolhendo os alimentos certos, se exercitar periodicamente e cuidar da pele, o maior órgão do corpo, cuja função é nos defender dos perigos externos, com carinho e produtos corretos.




Redação Vya Estelar



ENQUETE

Você revidaria uma traição?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.