Três virtudes que geram entusiasmo

por Emilce Shrividya Starling

A paciência é uma grande lição que precisamos aprender neste mundo. Ela nos torna mais fortes. Ela é o poder vitalizante do entusiasmo. Ela surge do amadurecimento, da compreensão, da bondade.

Continua após publicidade

Para desenvolvê-la tanto a hatha yoga como a meditação regular são práticas essenciais. Você precisa aprender a movimentar-se sem pressa, sem agitação. Diminuir a ansiedade estando mais presente nas ações. Aprender a controlar a atmosfera que seus pensamentos e ações se desenvolvem.

Com a meditação, você coloca um freio na sua mente. Dissolve a turbulência dos pensamentos e não deixa que a mente dispare em toda velocidade. Ela se torna estável e paciente.

Você já deve ter percebido que quando se apressa, acaba caindo ou até se machucando, derrubando objetos, demorando ainda mais para fazer as coisas, complicando-as em vez de solucioná-las.

A impaciência está vinculada aos desejos não realizados que causam a raiva. Perceba que os desejos contrariados fazem você perder a paciência. Perceba como a impaciência deixa você fora de si, agressivo, aflito, sem alegria.

Continua após publicidade

Muitas qualidades relacionadas à paciência também são importantes para sentirmos entusiasmo: tolerância, aceitação, persistência, firmeza.

Em vez de julgar e criticar, reconheça as qualidades que as pessoas têm e as pequenas boas coisas que fazem. Assim você vai se libertando da irritação, sentindo a leveza de espírito, abrindo-se para desfrutar das belezas da vida.

Perdão

Continua após publicidade

O perdão também é uma virtude maravilhosa que tem de ser cultivada. O perdão dissolve a raiva, que é nosso maior inimigo interno e que tira toda a nossa paz.

Quando você não guarda ressentimentos, frustrações ou não se irrita com as outras pessoas, você experimenta despreocupação e entusiasmo. Se não perdoar a você e aos outros, não poderá sentir o amor do seu próprio coração nem saborear a vida em toda sua plenitude.

Onde existe sabedoria, existe o perdão. Quando você tem uma boa compreensão, o perdão acontece automaticamente. Ele está inerente à sua sabedoria, à sua compreensão. Quando perdoa, você se sente completamente livre, pois perdão é libertação.

Quem não perdoa, quem fica remoendo o passado, sentindo ódio e hostilidade, é um prisioneiro dentro de si mesmo. Quando você perdoa a si mesmo e aos outros, uma grande alquimia acontece. Experimente isso e vivencie como você se liberta, trazendo harmonia para seu lar, para seu trabalho.

A capacidade para a paciência não está fora de nós, ela reside em nosso interior. Ela é fruto de nossa disciplina e constância em nossas práticas do yoga. Ela é uma qualidade que amadurece em nosso interior, surge do nosso progresso espiritual, de nossa maturidade e fé em Deus.

Compreenda que lembrar da paciência já é um ato de paciência. Através da própria paciência você cultiva a paciência. Ela nos faz ficar ancorado na tranqüilidade e na amabilidade da mente. Ela nos aproxima do Ser interior, nos conecta com Deus.

Gratidão

A gratidão é outra qualidade que lhe permite experimentar entusiasmo. É uma virtude que deve ser cultivada continuamente. Você precisa se lembrar de agradecer e fazer disso um hábito.

Em vez de se lastimar, de sentir “coitadinho de mim”, mude essa atitude de vítima. Lembre-se de agradecer muitas e muitas vezes ao dia. Perceba como a gratidão muda as circunstâncias e o ambiente a seu redor.

Desenvolva um sentimento de gratidão por estar vivo e saudável. A saúde é a maior bênção e, muitas vezes, a pessoa está no estado normal, sadio e não valoriza isso. Fica se preocupando sem necessidade.

Permita se deleitar com a natureza, com a beleza do mar, de um rio, com o canto dos pássaros, com o encanto das flores, das montanhas e das árvores.

Dedique um tempo para você. Faça as coisas que gosta e que lhe dão prazer. Seja flexível e não fique criando expectativas que geram ansiedade.

Perceba suas qualidades, seja gentil com você mesmo, aceitando-se como você é. Essas atitudes vão lhe trazer entusiasmo e alegria de viver. Fique em paz! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!