Subconsciente é um ‘executivo’ do pensamento

por Emilce Shrividya

O subconsciente ocupa 80% da mente e ele executa todas as ordens que enviamos para ele através de nossos pensamentos. Ele é como um executivo e não questiona se o que enviamos para ele através dos pensamentos é bom ou não para nós.

Continua após publicidade

Desse modo, ao longo dos anos, fomos entulhando nosso subconsciente com muita negatividade, medos, sentimentos de culpa, baixa-estima. Está armazenado em nossa mente subconsciente muito mais do que sabemos porque este conteúdo está oculto devido à agitação de nossa mente consciente.

Através dos pensamentos determinamos o que sentimos e como vemos o mundo. Portanto, é muito importante reprogramar o subconsciente; limpar os condicionamentos, informações, experiências anteriores e emoções que estão armazenadas e que impedem de sermos mais felizes, saudáveis e autênticos.

As pessoas se tornam escravas de desejos, de pensamentos negativos que geram doenças, frustrações e autopunição. Elas se sentem fracas e acham que o negativo tem mais poder e sempre vence. Não têm consciência que isto acontece apenas porque têm repetido, com insistência, os mesmos pensamentos que geram emoções e sentimentos negativos. Daí a necessidade de purificar e apagar os velhos padrões negativos da mente e do subconsciente que têm sido alimentados há muito tempo.

Através do relaxamento profundo e meditação podemos desenvolver as potencialidades da camada subconsciente e purificar os padrões mentais negativos e impressões vibratórias de eventos passados. É uma terapia que transforma e nos liberta de mágoas e tristezas do passado.

Continua após publicidade

Reprograme seu subconsciente

Pratique diariamente alguns minutos de relaxamento.

Deite-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe todo o seu corpo, sentindo-o da cabeça aos pés.

Continua após publicidade

Se quiser, pode ouvir uma música bem relaxante que vai criando ondas alfa, bem tranqüilas em seu cérebro.

Não faça nada, apenas permita-se relaxar. Leve sua atenção a cada área de seu corpo alternadamente: cabeça, nuca, rosto, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadris, pernas e pés; e vai assim tomando consciência do corpo. Ao mover sua atenção mental pelo corpo, sinta-o relaxando e descansando.

Libere conscientemente as tensões que estava carregando.

Acompanhe a respiração e deixe que ela se estabilize num ritmo natural e regular. Perceba o movimento do ar entrando e saindo do seu corpo. Sinta que ao expirar, o corpo fica mais pesado, e ao mesmo tempo leve e relaxado.

Sinta-se pleno no momento presente. Desfrute desse momento e dessa sensação de paz. Goste de estar em sua própria e boa companhia.

Quando estiver bem relaxado, pode escolher uma frase de afirmação pessoal, positiva, simples e curta que você gostaria de alcançar em sua vida. O poder da afirmação traz a autocura e vai transformando você para melhor.

Nesse estado sereno, a mente absorve as informações que você lhe enviar como uma esponja e assim, você pode reprogramar seu subconsciente.

Você pode mudar seus padrões mentais antigos, repetindo silenciosamente, algumas vezes, frases de afirmação como:

"Todos os dias, sob todos os aspectos e sentidos, eu vou indo cada vez melhor e melhor. E assim será".

"Eu me amo, eu me aceito. Eu me vejo com os olhos do amor. Eu melhoro cada dia mais".

Ou frases de afirmação como: "Eu sou forte, forte, forte. Faço parte de Deus. Deus é força e estou cheio de força". Esta afirmação é absorvida e armazenada em sua mente subconsciente e você aciona o poder interior sentindo coragem, firmeza e força interior.

Sinta o poder do apaziguamento. Sinta como o relaxamento faz você deslizar para dentro, lhe trazendo uma sensação de bem-estar e calma.

E volte do relaxamento sentindo-se livre e contente. Espreguice gostoso. Suspire, boceje. Abra os olhos. E leve esse sentimento de tranqüilidade para sua vida diária.

Essas auto-sugestões feitas com o corpo e mente bem calmos e relaxados têm muita força e, com a prática constante, o subconsciente vai ficando permeado desta idéia. Você começa a gostar mais de si mesmo, a se valorizar, a descobrir suas qualidades e habilidades. Isto lhe ajudará a desenvolver suas potencialidades e talentos.

O relaxamento é importante para o processo curativo. Você vai conseguindo a cura emocional e física, pois o corpo e a mente estão sempre conectados.

Com essa prática de interiorização, você encontra o apoio interno que vai lhe ajudar nos momentos mais difíceis e a superar os obstáculos, encontrando as respostas para suas dúvidas em seu interior. Você vai fluindo mais facilmente pelo oceano da vida com confiança e fé.

Transforme-se para melhor

Acredite na sua capacidade de mudar. É tão fácil pensar um pensamento agradável como um pensamento desagradável. Eles requerem a mesma quantidade de energia mental.

Depende de nós o que permitimos que a mente pense. Mesmo que você ache que os pensamentos fogem ao seu controle, é você que escolhe seus pensamentos. Além de purificar os padrões mentais negativos, não desenvolva novamente esses padrões que lhe aprisionavam e tiravam sua felicidade.

Contemple os ensinamentos do Yoga:

Por que pensar tanto?

Para que se atormentar com tantos pensamentos?

Porém, como diz os grandes mestres, se quer pensar, pelo menos pense pensamentos bons e elevados. Repita silenciosamente o mantra Om Namah Shivaya, no mesmo ritmo de sua fala. Repita o mantra várias vezes ao dia. Esta prática tem o poder de lhe acalmar e esvaziar sua mente. Você pode também repetir mentalmente várias vezes: "Eu sou a presença de Deus em ação".

A energia positiva de seus pensamentos é como um tratamento. Naturalmente, com sua constância de construir uma mente positiva, ocorre um processo de autocura.As doenças psicossomáticas começam a se dissolver, seu corpo fica mais saudável, sua mente se torna mais clara com mais discernimento e calma.

Compreenda que seu poder está em escolher seus pensamentos e suas palavras e que nossos pensamentos são criativos e geram nossas experiências.

Entenda que você é seu próprio inimigo quando alimenta pensamentos negativos e é seu próprio amigo quando escolhe pensar positivo.

Escolha pensamentos que incentivam, elevam e lhe dão apoio. Pense bem de você mesmo e dos outros e perceba como esta nova atitude traz a tranqüilidade da mente.

Quando problemas e dificuldades surgirem, extraia disto algumas lições. Agradeça também as coisas difíceis e desafios porque através deles você adquire maturidade e sabedoria. Mantenha a alegria e serenidade através da gratidão, da despreocupação, da aceitação.

Seja gentil e bondoso com você mesmo. Você pode optar por ser mais paciente, compreensivo e sereno. Entenda que você merece ser alegre e feliz.

Fique em paz!