Aprenda a meditar para sentir alegria e gratidão

por Emilce Shrividya Starling

A Filosofia do Yoga é a arte de ser feliz e alegre. Apesar de existir a dor e sofrimento, a vida possui também fontes de felicidade e alegria, que muitas pessoas desconhecem. Aprendemos com as práticas do Yoga a encontrar a verdadeira alegria dentro de nós mesmos, e de se alegrar com a alegria das outras pessoas.

Continua após publicidade

Praticar meditação e o Dharma, o dever das virtudes e da não violência, não é nos tornar pessoas sérias, passivas ou fracas. Quanto mais nossa mente se torna calma com a meditação e concentração no momento presente, mais entusiasmo e alegria sentimos.

Passamos a descobrir os prazeres benéficos da vida e dos alimentos, nos abrimos para sentir a beleza da natureza, a alegria da música e da dança, o êxtase dos cantos dos mantras, a risada gostosa e pura que surge de dentro de nós.

O desenvolvimento da aceitação da vida cria um espaço na mente que nos permite enfrentar momentos de sofrimento, com paciência, sem desamparo, pois sentimos o apoio interior que nos ampara. Sentimos fé que nos fortalece e dissipa a confusão e o medo, enquanto nos conecta com a vida.

Uma profunda compreensão de que nada acontece por acaso alivia nosso sofrimento e não impede de sermos alegres apesar do que nos acontece.

Continua após publicidade

Podemos ver exemplos de pessoas que passaram por sofrimentos e ainda são capazes de inspirar os outros com uma alegria contagiante, superando suas dores e caminhando para frente.

Para superar as dores da alma e as dores do mundo, não podemos ficar presos em estados mentais comprimidos e escuros, em padrões mentais negativos de depressão, não aceitação e medos. Isso é inútil e não encontramos uma saída. Não precisamos ficar presos no passado, nas mágoas, nas desilusões. A vida pode ser mais leve, mesmo quando é difícil, quando aceitamos a verdade da impermanência.

Ao compreender que tudo muda e como tudo está em contínua transformação, nós nos libertamos de nossas tentativas de controlar as circunstâncias. Quando vivemos esta conexão com a vida, vivemos em alegria e nos libertamos das reclamações e ansiedade.

Continua após publicidade

Para sentir alegria precisamos dissolver as camadas de repressão, medos e negatividades que nos afastam dela. A alegria tem muitos sabores diferentes. Ela pode fluir em nós pela música, pela dança, pode surgir de um sorriso suave de dentro de nosso coração, pela devoção dos cantos dos mantras, de uma boa ação, de uma sensação de plenitude interior. "A alegria não é algo que precisamos fabricar". Ela já está em nós quando acalmamos a mente e nos aproximamos da alegria pura do Ser interior.

Uma das maneiras de abrir o coração para sentir emoções positivas é através da prática da meditação e do treinamento de estar presente em nossas atividades, observando nossa mente e trazendo-a para o agora. Assim, vamos libertando a mente do apego, da aversão, da ignorância, do medo, permitindo que nossa alegria natural se manifeste.

Nos *Yoga Sutras de Patanjali, o grande sábio Patanjali nos diz:

"A mente é purificada ao cultivar sentimentos de amizade em relação a pessoas felizes, compaixão em relação aos que sofrem, boa vontade em relação aos virtuosos, e imparcial em relação ao pecador".

Para a nossa própria paz mental, é essencial sentir-se feliz com a felicidade dos outros, sentir compaixão pelos que sofrem dor física, mental ou emocional, alegrar-se com as virtudes das outras pessoas e não julgar os que cometem erros.

Quanta sabedoria nesses ensinamentos! Ao desenvolvermos essas virtudes, somos capazes de sentir nossa própria liberdade. Ficamos livres dos venenos da mente como: apego, desejos, inveja, raiva, tristeza, ciúme e ganância. Sentimos gratidão pelo que temos e somos agora.

Quando cultivamos estados mentais saudáveis como compaixão, generosidade, felicidade pelos outros, nós experimentamos paz mental e alegria. Desenvolvemos uma mente sem agressividade, sem hostilidade.

Os sentimentos positivos fazem parte de nossas ferramentas internas para manter o coração aberto. Cultivar a gratidão, a apreciação e a alegria em nossas vidas diárias vai dissolvendo as tendências negativas da insatisfação, da irritação e do hábito de sentir raiva.

Podemos escolher sentir alegria ou tristeza pelo momento presente. É uma escolha que podemos fazer. Descobrir isso faz toda a diferença em nossa vida diária. Podemos escolher viver livres da ansiedade, da culpa, da insatisfação. Cultivar os estados benéficos quando eles surgem, refletindo sobre a gratidão e acessando a alegria de viver e o entusiasmo. Deslocar o foco de nossa consciência para o que eleva o coração e "inclinar a mente" para o que é benéfico.

Não é desconsiderar o sofrimento e sim contar nossas bênçãos diárias. Apesar de tanta violência e tristeza no mundo, é benéfico permitir que nossos corações se deleitem com as bênçãos da vida. Ao acordar, agradeça a mais um dia. Sorria para o espelho, sorria para você e para a vida, com confiança e coragem. Lembre-se que além das tristezas, existem também as alegrias simples e naturais da vida.

Meditação para sentir gratidão e despertar a alegria

Sente-se calmamente em uma cadeira em uma postura relaxada. Feche os olhos e relaxe seu rosto.

Deixe a respiração fluir naturalmente. E, sem fazer nada para respirar, comece a observar a respiração. Ar entrando e ar saindo…

Acompanhe o ritmo natural da respiração. Perceba onde nasce a inspiração e onde nasce a expiração. Ao observar a respiração, sem tentar controlá-la, ela se acalma. Isso naturalmente aquieta a mente.

Quando perceber que inspira, mentalize: Inspirando acalmo corpo e mente.

Expirando eu sorrio…

Faça isso três vezes, sorrindo bem tranquilo e gostoso. Depois continue apenas observando o vai e vem da respiração.

Ao inspirar, pense que está inspirando uma energia benevolente e enviando a todos ao seu redor. A cada expiração, permita que qualquer negatividade possa ser liberada.

Reflita sobre uma situação em sua vida pela qual você é grato. Reflita também em alguém por quem você sente gratidão. Pense: "Eu sou grato por esse acontecimento: …" "Eu sou grato por essa pessoa:…".

Experimente totalmente a sua gratidão, sentindo em seu corpo e em sua mente a energia dessas bênçãos em sua vida.

Reserve um momento para enviar, silenciosamente, um pensamento de agradecimento a essa pessoa ou situação.

Reflita sobre as muitas bênçãos em sua vida, uma a uma.

Sinta gratidão por aquelas pessoas que surgirem em sua mente.

Observe a sensação de bem-estar quando terminar a meditação.

Experimente, por uma semana, fazer essa prática diária de gratidão e sinta os seus efeitos.

Que você possa ser mais contente, com aceitação e paciência, apesar das dificuldades. Que possa se tornar mais forte com os obstáculos e desafios. Que possa extrair lições dos acontecimentos, com coragem e aceitação. Que você seja feliz e que desperte a alegria em si mesmo e em todos ao seu redor. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

* Sutra é um aforismo, conselho, orientação, verso. No entanto, no yoga não se traduz essa palavra, fala-se apenas Yoga Sutras de Patanjali