Vive preocupado? Saiba como livrar-se desse pesadelo

por Emilce Shrividya Starling

Você vive preocupado com o futuro? Vive pensando se uma coisa vai acontecer ou não?

Continua após publicidade

Sua mente fervilha de pensamentos, imaginando o que vai dizer ou fazer? Fica remoendo o que aconteceu ou lhe falaram?

Bem se isso acontece, entenda que você tem o hábito de se preocupar. Preocupação é se ocupar antes com uma coisa que ainda não existe e que, muitas vezes, nem vai acontecer ou existir.

Diariamente, você tem muitas tarefas, desde as mais simples como escovar seus dentes, tomar banho, se alimentar, ir para seu trabalho, cuidar da casa, dos filhos… E tudo isso acontece no presente, não no passado nem no futuro.

Cultura da preocupação

Continua após publicidade

Em nossa sociedade aprendemos desde criança a nos preocupar. Vivemos na cultura da preocupação. Vimos nossos pais e avós se preocuparem conosco, com nosso futuro. E eles também viram os próprios pais se preocupando com suas vidas. Assim, somos educados para nos preocupar mais e mais.

Achamos que se preocupamos com alguma coisa, estamos evitando que algo dê errado ou que poderemos dessa maneira, manipular a vida, as pessoas ou acontecimentos.

Mas, pelo contrário, quando nos preocupamos, emperramos nossas energias, bloqueamos nossa criatividade e isso faz com que as coisas não funcionem.

Continua após publicidade

Muitas pessoas adoecem de estresse sem saber que a causa disso é um emaranhado de preocupações. E muitas vezes, preocupações sobre coisas que ainda nem existem e nem vão acontecer. São apenas pensamentos negativos, apenas ilusões que só existem na mente e não na realidade.

É comum ouvir pessoas dizendo que quando tudo está bem, temem que, a qualquer momento, algo de ruim aconteça, pois a tranqüilidade as assusta. Preferem sempre pensar no pior, pois têm medo de se decepcionarem.

Acham que podem controlar a vida, as pessoas, as coisas e até os fenômenos da natureza. Querem manter tudo sob controle, porque se sentem mais seguros mais acomodados.

Porém, vivendo assim, perdem o sabor da vida, a beleza do novo, a aventura da vida que se renova a cada momento.

Você já percebeu que quando não se preocupa, tudo flui melhor, e são encontradas soluções mais positivas e agradáveis?

Preocupação = lixo mental

O hábito negativo de se preocupar cria ansiedade e lixo mental que se acumulam na mente, tirando a alegria e a paz. Isso pode gerar tristeza, depressão e pânico que são dores da alma.

Para se curar dessas dores da alma, dessa ansiedade e estresse da vida cotidiana, é muito importante “orar e vigiar” nossos pensamentos e preocupações.

Em vez de permitir que a mente crie desgraças imaginárias, fantasiando o pior quando alguém que você gosta atrasa ou viaja, adoece ou vai passear, corte na raiz todo e qualquer pensamento negativo.

Pergunte a você mesmo: Ficar preocupado vai resolver algum problema ou se vai apenas criar sofrimento inútil? Perceba que é tudo ilusão e armadilha da mente negativa.

Não acredite nessa mente. Não pense que está tendo pressentimentos ruins. Não confie nessas crenças negativas.

A mente negativa apenas pensa e duvida a todo instante. Ela não sabe o que é paz ou felicidade. Não deixe que essa mente fique exacerbada, lhe controlando como marionete.

Escolha ter bons pensamentos com firmeza e determinação. Insista em pensar positivamente. Desenvolva estar mais presente e atento, sem viver no piloto automático.

Através da prática da hatha yoga, da meditação e do relaxamento, você treina a estar mais presente, mais concentrado e, ao mesmo tempo, aprende a relaxar nos seus afazeres. Com o treinamento do yoga, você desenvolve mais calma e entusiasmo.

Entenda que só existe o momento presente e que vivendo-o bem, você está plantando um futuro melhor. Fique em paz! Deus em mim saúda Deus em você!