Sente medo e preocupação? Liberte-se de si mesmo

por Emilce Shrividya Starling

Entenda a palavra preocupação: ‘ pre-ocupar’: é ocupar-se de algo antes de acontecer. E geralmente, é pensar negativamente sobre algo antes de ocorrer, imaginando sempre o pior.

Continua após publicidade

Muitas mães e pais se preocupam muito com seus filhos, e nem dormem direito quando os filhos viajam ou antes que cheguem em casa. Precisam entender que sentir preocupação não vai ajudar aos filhos e nem evitar que algo de ruim aconteça.

Ajudaria muito se orassem com fé e confiassem mais na Providência Divina. A melhor maneira de proteger os filhos é pensando sempre o melhor, e nem por um minuto, pensar o que não desejam que aconteça.

Antes de praticar meditação e hatha yoga, eu me preocupava muito com minhas filhas. E na medida que fui praticando com regularidade, fui desenvolvendo confiança e serenidade. Além de me sentir bem, transmiti esses sentimentos positivos para elas, e hoje, elas são corajosas, confiantes e bem-sucedidas.

Percebi minha melhora, quando minhas filhas ainda eram pequenas e foram viajar em excursões do colégio por alguns dias. Além de permitir que viajassem, confiando nelas e na vida, eu fiquei tranquila.

Continua após publicidade

Percebi no final do primeiro dia de uma excursão, que nem precisei orar pedindo proteção, pois minha fé em Deus já estava dentro do meu coração e nem precisava pedir isso a Ele, pois confiava Nele.

Depois, quando uma filha foi fazer faculdade em São.Paulo e a outra filha foi morar lá, eu pude perceber o valor de ter conquistado essa confiança interna em Deus, na vida e nelas.

Insegurança é um disfarce do medo

Continua após publicidade

Entenda que a insegurança impede uma pessoa de progredir, de se realizar profissionalmente e até no amor. Camuflar essa insegurança é uma maneira de permitir que o medo domine sua vida. Portanto, é importante tomar consciência que esses medos existem somente na mente. São medos imaginários, frutos de pensamentos negativos.

Quando você percebe a fragilidade de seu medo imaginário, ele perde o poder sobre você e começa a diminuir. Com a vigilância sobre seus pensamentos de preocupação, de insegurança, de ciúmes, de apegos, o medo vai desaparecendo, porque você para de alimentá-los com esses sentimentos negativos.

Não fique submisso diante dos entulhos psíquicos que se acumulam na sua mente. Não aceite ser dominado por conflitos emocionais que afetam sua qualidade de vida. Não permita que o medo destrua sua paz e alegria.

Seja autor de sua própria história

Você tem o direito de ser livre dentro de si mesmo. Controle a ansiedade, as preocupações que destroem seu prazer de viver.

Você não pode permitir que dramas imaginários, pensamentos de pânico, sentimento de culpa, de angústias o dominem, pois esses entulhos psíquicos irão se alojar em seu subconsciente e farão parte de sua personalidade. Esse lixo mental alimenta o ego negativo.

Esse ego negativo não suporta críticas, desafios, perdas e cria mais inquietações, inseguranças e fobias. Por detrás da depressão e do pânico, estão alojados no subconsciente: a raiva acumulada, os desejos insatisfeitos, impaciência, sentimento de culpa.

Antes de praticar yoga, eu me sentia dentro de uma prisão interna criada pelos medos imaginários, pela turbulência dos pensamentos. Com as práticas de meditação, da hatha yoga e do relaxamento, compreendi que a frustração de não realizar meus ideais e meu potencial era pior que meu medo de enfrentar desafios.

Decidi me libertar dessa prisão que eu mesma tinha construído. Entendi que eu não era vítima. Precisava romper os grilhões do medo que me paralisavam. Em vez de esperar por um milagre, de querer que alguém me curasse, decide agir e ser guerreira. E comecei a enfrentar a batalha contra a mente negativa.

O amor vence o medo

Percebi que o amor vence o medo ao participar de uma seleção para ser monitora do meu professor de hatha yoga. Antes da aula, estava com muito medo, insegura, preocupada com as críticas e avaliações.

Mas, quando comecei a dar a aula, senti um amor enorme vindo do meu interior que me acalmou profundamente. Depois da aula, fiquei em estado de encantamento ao ter esse autoconhecimento de que havia dento de mim tanto amor para dar às pessoas, tanta ternura, tanta calma. Senti também muita devoção a Deus e gratidão aos ensinamentos do yoga.

Isso me motivou muito a me tornar uma professora de yoga para transmitir a Filosofia do Yoga com esses sábios ensinamentos que transformam nossa vida para melhor. E também ensino yoga para transmitir aos alunos devoção a Deus que é o pilar, o apoio para nos libertar do medo.

Assim, em vez de me sentir insegura diante da vida, no trabalho, no meu dia a dia e relacionamentos, comecei a amar tudo que fazia, amar mais as pessoas em vez de temê-las. Isso fez toda a diferença, pois o amor é a energia mais transformadora que existe em nós.

Se eu consegui, você também pode conseguir. Seja guerreiro e desenvolva coragem com alegria. Descubra a fonte de amor em seu interior e permita que esse sentimento tenha espaço em sua vida.

Para sentir esse amor, é necessário fazer uma viagem para dentro de si mesmo, resgatando esse amor adormecido. Ao meditar, ao relaxar, ao orar, você pode resgatar esse amor interno, que às vezes pode estar encoberto por dúvidas, preocupações, ansiedade e medos.

Viva sua vida inspirado pelo amor. Valorize e acredite no amor. Desenvolva sentimentos de altruísmo, de compaixão. Coloque sempre amor em tudo que fizer. Permita que esse sentimento transforme sua vida.

Procure fazer todos os dias algo de bom. Abra-se para as necessidades dos outros. Pergunte-se: “Como posso ajudar essa pessoa?” “Como posso fazê-la mais feliz e realizada”?”“ Como posso dar essa aula ou falar nessa reunião de trabalho me sintonizando com as pessoas? “

Muitas vezes, apenas ouvir alguém que está angustiado ou sentir paciência quando alguém está irritado é uma boa ajuda. Evita brigas, conflitos, e pode haver mais harmonia tanto no ambiente, no trabalho, no lar, nos relacionamentos. Ao ajudar aos outros estamos ajudando a nós mesmos.

O amor supera os sentimentos de ansiedade, insegurança, raiva e nervosismo. Entenda que seu único inimigo é o ego negativo. Compreenda que a única batalha que deve ser travada neste planeta é contra esse ego negativo que escraviza e limita.

Quando você conseguir amar mais a você , aos outros, amar tudo que fizer, o medo vai desaparecendo e, em seu lugar ficará a confiança e paz de espírito.

Valorize suas vitórias. Em vez de ver o que falta para conquistar, comemore o que já alcançou. Agradeça a você mesmo até pelas pequenas coisas que faz no dia a dia. Aumente assim sua autoconfiança diariamente e ela vai se acumulando e dissolvendo os medos.

Permita-se relaxar

Você pode sentar-se calmamente em um local onde possa relaxar por alguns instantes. Ou pode praticar o relaxamento deitado em sua cama .

Se preferir, pode colocar uma música suave, ‘new age’, apropriada para criar ondas alfa e acalmar corpo e mente.

Permita se sentir confortável e à vontade com você mesmo, dentro de seu corpo.

Feche seus olhos. Leve a atenção à sua nuca e sinta que pode soltar os músculos da nuca, perto das orelhas. Imagine que pode relaxar os músculos e ligamentos da cabeça.

Relaxe os músculos da testa, em volta dos olhos. Sinta o espaço entre as sobrancelhas.

Solte a mandíbula. Separe suavemente os lábios e sinta a língua acomodada em sua boca. Sinta os maxilares e língua pesados e relaxados.

Relaxe o pescoço e sinta que pode relaxar a *glote no interior da garganta.

Sinta os braços pesados e relaxados. Permita que os dedos se soltem e as mãos relaxem.

Solte os músculos e ligamentos das costas, desde os ombros até a cintura. Sinta que pode relaxar cada vértebra da coluna desde a cervical até o cóccix.

Solte os músculos da região glútea e sinta como todo seu corpo relaxa mais.

Leve a atenção às pernas, e com sua mente, sinta as coxas, joelhos, panturrilhas (batata da perna), tornozelos, até seus pés. Sinta-os pesados e relaxados.

Leve a atenção à respiração. Sem fazer nada para respirar, simplesmente acompanhe o ritmo natural de sua respiração. Ao observá-la , sem interferir, ela vai se tornando mais calma e isso vai acalmando a mente, pois a respiração está intimamente ligada à respiração.

Sinta que uma onda de amor floresce em seu interior, lhe envolvendo e acalmando. Sinta gratidão com todo seu coração e deixe que esse sentimento lhe cure e tranquilize mais e mais.

Depois de saborear por alguns instantes essa serenidade, abra os olhos. Sinta a diferença em você. Sinta como é bom o apaziguamento que veio desse estado zen, das ondas alfa e calmas de sua mente.

Sinta-se motivado a praticar com regularidade, pois quanto mais você praticar, mais sentirá bem-estar e conquistará uma mente pacífica.

Para brilhar na sua vida, você precisa brilhar na sua mente e trazer o brilho da alma para sua vida. Precisa equilibrar seu emocional e desenvolver suas habilidades e potencial.

Avance com o coração aberto para realizar suas metas, objetivos e propósitos. Seja mais amoroso e sinta como será mais feliz! Fique em paz ! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!

* Abertura, em forma de pequena língua, localizada na parte mais estreita da laringe, circunscrita pelas duas cordas vocais inferiores. Fonte: iDicionário Aulete