Você faz yoga mesmo sem saber

por Emilce Shrividya Starling

Praticar yoga não é somente fazer posturas físicas, não é apenas assistir palestras ou ler livros. Não é apenas ir às aulas de yoga, em determinado dia e horário. É viver essa filosofia do amor universal, do amor à Verdade. É seguir o Dharma, ou seja, o dever, o correto pensamento, a correta palavra, a correta ação.

Continua após publicidade

Yoga é uma filosofia de vida, é praticar a não violência em cada pensamento, palavra e ação. Yoga é uma terapia que pode nos curar das dores da alma como: orgulho, tristeza, depressão, ansiedade, mágoas, raiva, inveja.

Você está praticando yoga quando ora, quando conversa, quando escolhe seus alimentos, se alimenta, quando trabalha, quando dança.

Praticar yoga é estar presente no momento presente, com uma atitude alegre.

É caminhar meditando, sentindo o ritmo da respiração, percebendo a paisagem, sentindo a beleza da natureza. Muitas pessoas caminham rápido demais, ouvindo rádio, falando no celular, ou com pensamentos angustiantes do passado ou inquietantes sobre o futuro, e assim, não sentem o prazer da caminhada. Elas têm os benefícios da caminhada em si mesma, mas seria ainda melhor se caminhassem de maneira integrada, consciente do corpo, dos movimentos, concentradas e sem tensão.

Continua após publicidade

O yoga mais elevado é cantar o Nome de Deus, é louvar o Ser interior. É cantar mantras, que são sons vibratórios sagrados que purificam a mente e fortalecem o corpo. O canto é como uma alquimia, transforma uma pessoa triste, amargurada em uma pessoa entusiasmada e cheia de êxtase. Ao cantar mantras, a mente naturalmente vai se tornando muito calma e desliza para a meditação, para níveis tranqüilos. O canto purifica tanto o ambiente interno como externo; elimina os bloqueios, harmoniza os relacionamentos e nos conecta com o Divino.

Viver yoga é ter uma mente agradecida. É ter uma atitude positiva; é desenvolver virtudes como a bondade, o perdão, a caridade, a tolerância, a compreensão.

É aspirar pela conexão com o Ser interior, é lembrar de Deus em sua vida diária, é sentir alegria e entusiasmo.

Continua após publicidade

Yoga é uma ciência, a ciência do prana, do controle da respiração. É a ciência do pensamento positivo, do autodomínio da mente. É a ciência da Saúde integral: saúde física, mental, emocional, social e espiritual.

Através da prática do yoga podemos nos curar e nos transformar para melhor. Vamos nos libertando do lixo interior, dos medos, ódio, inquietude, das preocupações. Vamos purificando esses venenos da mente através de antídotos como serenidade, paciência, perdão, autoconfiança, coragem.

Quando aprendemos a relaxar, a nos entregar nós vamos realizando nosso próprio milagre. Nós nos sintonizamos com as energias positivas do universo e acontecem-se as curas tanto no plano físico como nos planos da emoção, do pensamento, da convicção.

Contemple o mantra que o Mestre Sai Baba ensina: “Entrego. Confio. Aceito. E agradeço”..

Vivenciar esses ensinamentos é yoga. É auto-esforço, é rompimento de condicionamentos, de grilhões internos, de dependência. É libertação através da conquista da autodomínio, da tranqüilidade da mente. É o encontro com a Verdade do Ser. É a conexão com Deus dentro de você mesmo.

É seguir as palavras de Jesus: ”Aquilo que quereis que vos façam, fazei vós aos outros.” Amai a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a vós mesmos.”.

Trilhando o caminho do yoga, aprendendo e praticando, vamos silenciando a mente, desenvolvendo o amor incondicional, a generosidade e compaixão. Vamos sentindo e compreendendo a Unidade do Ser interior que está em tudo, em nós, em cada folhinha do universo. E assim, poderemos sentir a paz interior e dizer algum dia: “Eu e o Pai somos Um”. Fique em paz! Deus em mim saúda reverencia e agradece Deus em você!