Yoga, hatha yoga e raja yoga: diferenças dessas práticas e seus benefícios

por Emilce Shrividya Starling

O que é yoga?

Continua após publicidade

Yoga é um sistema filosófico originário da Índia há mais de 4.000 anos. É uma tradição espiritual que por muitos anos foi ensinada oralmente aos discípulos por mestres realizados.

No século II a.C. o Yoga foi codificado por Patanjali, um grande Mestre.

Nos seus Yoga Sutras, Patanjali define Yoga no aforismo dois, dizendo: ”Yoga é a cessação dos movimentos da mente”. É aquietar as ondas mentais.

A palavra yoga significa unidade, união do corpo, mente e espírito.

Continua após publicidade

É o voltar-se para dentro e descobrir em si mesmo um espaço de tranqüilidade, apoio e força interior.

È alcançar conexão com o Ser interior, fonte de sabedoria e luz, que reside dentro de nós.

Por que praticar yoga?

Continua após publicidade

Porque funciona e pode transformar sua vida para melhor.

Essa prática ajuda a superar medos, condicionamentos e limitações que nos impediam de ser mais realizados e felizes.

O yoga nos ensina a desligar e relaxar em um mundo onde existe tanta pressa e inquietude. Traz entusiasmo e serenidade, saúde física, mental, social, emocional e espiritual

O segredo da prática do yoga encontra-se na palavra: equilíbrio. Buscamos encontrar o dourado caminho do meio, uma moderação equilibrada.

O coração do yoga é concentração e relaxamento ao mesmo tempo.

Yoga é religião?

O yoga não é uma religião. É uma filosofia e uma ciência. É a arte ser feliz, conquistando, saúde, bem-estar, coragem e alegria de viver.

O yoga nos ajuda a alcançar as quatro metas da vida: dharma (a retidão), kama (prazer), artha (a riqueza material e espiritual), moskha (a liberação).

O que é hatha yoga?

Hatha yoga é uma prática psicofísica que cuida do corpo e da mente por meio de várias técnicas.

O que se faz em uma aula de yoga?

Durante as aulas de hatha yoga, praticamos:

• posturas corporais (asanas), que produzem alongamento muscular, flexibilidade, firmeza, equilíbrio. Liberam o fluxo energético do corpo. Massageiam órgãos e glândulas, melhorando o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino, respiratório e digestivo.

• exercícios respiratórios (pranayama), que melhoram a troca gasosa, liberando toxinas e melhorando a oxigenação do sangue. Hamonizam nossas correntes de energias vitais, harmonizando os estados emocionais.

• pratyahara (abstração dos sentidos). Por meio de um relaxamento neuromuscular, recupera nosso corpo e traz um descanso para a mente.

• yoga-nidra, um relaxamento profundo, entre os estados de sono e consciência . Equilibra as emoções, estabiliza e aquieta a mente, reduz o estresse, alivia e cura sintomas de pânico e depressão. É uma profunda terapia que nos leva ao estado alfha da mente, estado muito tranqüilo. Neste nível podemos fazer uma reprogramação mental, mudando os padrões mentais negativos com frases afirmativas como: “Eu sou saudável. Eu sou confiante. Eu sou forte.”

A atenção focalizada no movimento físico e na respiração, ajuda a aquietar a mente e, praticando dessa maneira, a hatha yoga é verdadeiramente uma meditação em ação.

Quais os benefícios da hatha yoga?

Embora a hatha yoga seja física por natureza, seus benefícios são tanto físicos quanto emocionais.

Elimina e previne hipertensão, estresse, insônia, doenças psicossomáticas, trazendo estabilidade emocional e auto-estima.

Aprendemos a estar mais presentes, vivenciando o aqui e o agora, o momento presente.

Traz saúde geral e rejuvenescimento, vitalidade, pacificando a mente e as emoções, despertando o amor dentro de nós e a felicidade interior.

Qual é a meta do yoga?

A meta de todos os ramos do yoga, incluindo a hatha yoga, é nos levar para um estado de união com a nossa própria natureza essencial – o Ser interior.

Práticas como meditação, relaxamento, contemplação nos conduzem a este estado, tornando a mente quieta, permitindo que o Ser interior seja revelado.

Não obstante tudo o que você possa ter na vida – dinheiro, posses, status, etc… – se o corpo não estiver saudável e se a mente estiver inquieta, como você pode aproveitar alguma coisa disso?

Conseqüentemente, é de importância primordial que você mantenha o seu corpo saudável e forte e conquiste a serenidade da mente.

Pratique hatha yoga e experimente como depois de alguns minutos de prática, a mente e o corpo são trazidos para o equilíbrio e você se sente mais jovem, energizado, cheio de entusiasmo, apaziguado e relaxado.

Raja yoga

É importante também praticar a raja yoga, yoga real do autodomínio que nos ensina a dominar a mente negativa, conquistando a paz de espírito, uma mente amável, silenciosa, com controle dos sentidos e autoconfiança.

Um dos ensinamentos básicos da raja yoga, é a vigilância sobre os pensamentos, cortando na raiz qualquer pensamento negativo, substituindo-o por um pensamento oposto, positivo e confiante.

Com a prática constante você desenvolve essa vigilância e percebe que tem escolhas. Pode pensar mais positivamente e desfrutar de mais serenidade.

Descubra também que você é capaz de mudar seus pensamentos e cultivar pensamentos e hábitos bons. Tenha a experiência de que um pensamento negativo gera sofrimento, inquietação e ansiedade, enquanto que um pensamento positivo traz bem-estar e tranqüilidade.

Torne-se seu verdadeiro amigo, aprendendo a apaziguar a mente, que é o alicerce de uma vida feliz e da paz interior. Transforme-se para melhor. Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!