Uma amiga do meu marido está apaixonada por ele. O que faço?

por Anette Lewin

"Não sei como lidar com o fato do meu marido ter uma amiga que ele adora e os dois vivem grudados, se falam sempre no telefone e ele jura que não é afim dela. Mas ela estranhamente não arruma nunca namorado e, nos olhos dela, você vê que está apaixonada. Isso me consome. Eu odeio a garota, não falo com ela e mesmo assim ele continua com a amizade alegando que estou neurótica. Não sei como provar a ele que ela não quer só amizade."

Continua após publicidade

Resposta: Será que essa é uma situação em que você pode provar algo? Será que uma prova resolveria seu desconforto?

Ou, quem sabe, seria mais interessante você tirar o foco das amizades de seu marido e investir essa energia em seus proprios relacionamentos e na manutenção de seu casamento?

Todos sabemos que a linha divisória entre amizade e sedução, quando se trata do relacionamento entre homem e mulher, é muito tênue. Um clima de sedução no ar porém não termina, necessariamente, na cama! Nem todos os homens acabam tendo um caso real com suas amigas.

É muito comum existir uma certa resistência das pessoas em aceitar as amizades de seus cônjuges. Quem casa pretende, consciente ou inconscientemente, tornar-se a pessoa mais importante na vida de seu parceiro e espera que qualquer manifestação afetuosa seja dirigida apenas a ele(a). Assim, em geral, um certo incomodo acaba sendo gerado quando outras pessoas são aquinhoadas com atenção ou carinho.

Continua após publicidade

Nesse sentido, é natural você sentir algum desconforto com essa amizade de seu marido. Agora, ficar expressando esse desconforto o tempo todo ou urdindo estratégias para afastar os dois… não me parece que possa trazer algum resultado. Muito pelo contrário: seu desconforto pode acabar sendo usado por seu marido como uma "arma" para rebaixar sua autoestima e melhorar a dele. Afinal, qual é o homem que não gosta de se sentir um troféu disputado por várias mulheres, não é?

Frente a isso, se quer preservar seu casamento o melhor é investir no próprio casamento! Converse com seu marido sobre temas que sejam interessantes e agradáveis, divirta-se com ele, riam juntos, criem cumplicidades… Enfim, tente criar em casa aquele clima de "grude" que você percebe existir entre seu marido e a amiga dele. Afinal, como parceira amorosa escolhida por ele, você tem que investir agora na manutenção do relacionamento. Essa é uma tarefa certamente mais difícil do que a conquista, onde as "armas" são intuitivas.

Manter um casamento exige um trabalho mais racional, uma constante avaliação do que ainda funciona e do que já deixou de funcionar. Sim, porque quem acha que basta apenas manter os mesmos elementos da fase da conquista corre um risco muito grande de perder. Por ingenuidade ou por preguiça!

Continua após publicidade

Relacionamentos se transformam e suas necessidades também. Aquele bilhetinho que foi tão adequado no namoro para resolver a crise de ciúme da véspera, pode não ser suficiente para resolver um impasse depois de anos de casamento. Assim como a fita adesiva que fecha um envelope não será adequada para consertar um vaso quebrado. Quem quer manter um casamento precisa estar consciente de que está trocando, na área amorosa,as delicias fáceis da conquista pelo prazer profundo da reconquista diária. E que, caso sinta falta das delicias fáceis, é sempre possivel vivê-las nas novas conquistas do trabalho, nas novas amizades, em novos cursos, enfim, nos vários passeios que fazemos pela vida.