Importância do estágio na formação profissional

por Roberto A. Santos

De aprendiz a proficiente. É do início desta transformação que se trata o estágio: uma etapa no processo de aprendizagem, da verdadeira formação profissional na vida real. Talvez até um ritual de passagem de jovens estudantes a profissionais. Estes estudantes que deixam o ambiente protegido das salas de aula para enfrentar a barra pesada da vida profissional. Saem jovens carregados de conhecimento e de ideais, ávidos por testá-los na prática, e encontram um crivo mais temido do que o próprio vestibular – o temido mercado de trabalho.

Continua após publicidade

O destino pode ser um hospital, uma fábrica, um supermercado ou um novo site da Internet. Estes jovens encontram instituições receptivas – umas mais do que as outras – que buscam uma renovação de talentos e de conhecimentos. As empresas reciclam seus conhecimentos pela aquisição de talentos prontos do mercado de trabalho, mas investem também na preparação de talentos para o futuro, desde cedo alinhados com sua missão e seus valores. O verdadeiro encontro de interesses entre as empresas e estagiários se dá nesta troca de oportunidades – de formar os potenciais do futuro para os primeiros e de uma fundamental complementação da formação profissional para os últimos.

Naturalmente, há outras formas de complementação da formação profissional. Muitas vezes, a condição financeira de um estudante leva-o a buscar trabalho mesmo que fora de sua área de estudos. Mais tarde, quando busca ingressar em seu campo profissional costuma encontrar obstáculos. O jovem trabalhador já contribui para a empresa em sua atividade e, para iniciar em outra área, vai “custar caro” para a empresa. Infelizmente, porém, este caminho é o possível para a maior parcela de nossa população.

Idealmente, os estudantes deveriam buscar experiências profissionais em seu campo, o mais cedo possível, durante seu período de estudos, nem que seja para uma atividade menos nobre – como assistente do assistente – mas já no ambiente profissional que está buscando. Certamente, o sacrifício financeiro nesta fase será um investimento certeiro para sua carreira no longo prazo.

O candidato a estágio de penúltimo ano que fez estágio durante os primeiros anos, um candidato a um programa de trainee recém-formado que teve três ou quatro anos de experiência de estágios, um candidato a uma vaga profissional que teve experiências de estágio e de trainee, com certeza sairão na frente nos processos seletivos para as melhores oportunidades profissionais do mercado.

Continua após publicidade

No mundo atual, de transformação contínua e turbulenta, de oportunidades de trabalho decrescentes, da universalização de conhecimentos através da grande teia da Internet, precisamos encontrar formas de diferenciarmo-nos dos demais. É mediante o ótimo desempenho acadêmico, o domínio de idiomas, cursos de extensão e de certificação, habilidades com softwares e outras competências como liderança, trabalho em equipe e busca contínua de aprendizagem e, principalmente, uma combinação estratégica de estágios em empresas consideradas *benchmark, que os estudantes de hoje encontram a chave para passarem de aprendizes a proficientes de sucesso amanhã.

*O Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização. Fonte: Wikipédia