Por que é difícil adaptar-se a um estilo de vida saudável

por Renato Miranda

Ano novo chega com novas promessas e desejos. Entre tantos, para grande parte das pessoas, não falta aqueles relacionados ao comportamento saudável, em outras palavras cuidar da saúde através de exercícios físicos e uma alimentação saudável.

Continua após publicidade

Parece incrível, mas com a mesma intensidade com que as pessoas desejam uma vida mais saudável, as mesmas desistem rapidamente de tudo aquilo que prometeram a si. Dificuldade na rotina, desânimo, falta de orientação profissional e outros tantos motivos são alegações frequentes e o desejo de uma vida saudável é deixado de lado.

De fato é natural que isso aconteça, pois quando almejamos desenvolver nossa saúde é preciso uma modificação de nosso estilo de vida e essa tarefa realmente não é simples. Portanto, para que tenhamos condições de colocar em prática nossas intenções de melhorar nossa saúde é preciso programar e preparar nossa mente para adaptarmos a um novo estilo de vida.

A mente humana naturalmente busca fortalecer comportamentos que nos proporcione conforto e isso é fácil para nós. Ninguém tem dificuldades de relaxar em um sofá e tampouco recusar um petisco considerado gostoso, mesmo sem fome.

Quando iniciamos um programa de exercícios físicos e paralelamente um controle alimentar, na verdade estamos inaugurando um novo estilo de vida (aí está o significado da palavra de origem grega dieta) e, portanto, um processo de adaptação é gerado pelo organismo.

Continua após publicidade

Essa adaptação é feita tanto em termos físicos como psíquicos. O organismo entra em um verdadeiro choque interno para tentar manter o equilíbrio interno (homeostase) e como consequência surgirão dores musculares, percepção de membros pesados, pequenas alterações do humor, sono, concentração e outros.

Por outro lado, percebemos que os benefícios e objetivos concretos, como perda de peso, por exemplo, não são atingidos na velocidade que pensávamos. Nesse processo de adaptação é preciso que mantenhamos firmes em nosso propósito porque é através dessa etapa (ou fase) que providenciaremos um organismo resistente.

Em resumo, para que possamos criar resistência física e psicológica com relação ao tempo de duração (volume), intensidade do exercício físico e novo comportamento alimentar é necessário ultrapassar uma fase de adaptação que exige persistência, motivação e concentração.

Continua após publicidade

Nesse sentido, preparar a mente para atingir esse verdadeiro objetivo (mudar o estilo de vida), passa fundamentalmente em ser persistente motivado e concentrado. Muitas pessoas que estão começando esse desafio me perguntam, mas então como e o que fazer?

Resposta rápida e consciente: cumprir o programa físico e alimentar pacientemente, não pensar nos objetivos finais, mas no processo de treinamento do dia a dia, resistir às possíveis dificuldades iniciais e perceber prazer na nova rotina e como o exercício em combinação com a alimentação pode transformar a vida.

Quando a pessoa começa a emagrecer e se fortalecer concretamente é o sinal que um novo estilo de vida está surgindo aí então, tudo ficará psicologicamente mais fácil e natural. Começar e não interromper o programa físico e alimentar é sem dúvida o melhor comportamento, as consequências positivas físicas e psicológicas vêm com o tempo e é assim que colocamos nossos planos em prática.

Quem fica esperando a próxima segunda-feira chegar para dar início ao novo estilo de vida dá o primeiro passo para o fracasso, quem não deixa para o amanhã dá o primeiro passo para o sucesso. Dia após dia, pacientemente, alegremente uma nova rotina se estabelecerá e tudo ficará mais fácil.

Para terminar é bom lembrar que viver com saúde depende de nosso nível de exercício físico e boa alimentação e os mesmos não são compulsórios. São para a vida toda, ou seja: é um estilo de vida!