Estou bem e feliz… mas de repente os pensamentos ruins chegam. O que fazer?

por Silvia Maria de Carvalho

Resposta: Não podemos engessar a cabeça como fazemos com um braço ou uma perna quando quebramos.

Continua após publicidade

O cérebro "pensa" o tempo todo. Vai para a frente e para trás, volta ao passado num passe de mágica e logo foge para um futuro ainda inexistente. E leva nossa alma nessa viagem, às vezes, sem escalas. Oscila feito pêndulo de relógio descompassado. Gira feito roda gigante.

Dependendo do que nos acontece, até conseguimos um certo controle sobre os pensamentos. Mas não é tarefa das mais simples. Geralmente eles, os pensamentos, nos invadem e tomam nossa frente, sem pedir licença.

Entenda como o pessimista lida com os acontecimentos bons e ruins

Se algo ruim acontece, há sempre quem pense que mereceu o ocorrido e com isso se sente pior. Pensando assim, deixa de fazer as coisas que cabem naquele momento e a vida realmente piora. Pronto. Confirmada a regra. Começa um ciclo vicioso.

Continua após publicidade

Se algo bom acontece, há quem pense que agora precisa se preparar para o ruim. Assim, desperdiça o que tem de bom naquele momento, pensando no que pode perder.

Há também quem pense que o ruim acontece a todas as pessoas e temos que enfrentar os problemas de qualquer maneira.

E o otimista?

Continua após publicidade

E ainda há quem vê aquela infelicidade como oportunidade de crescimento e aprendizado de coisas que, de outra forma, não teria aprendido.

Se a gente pensar didaticamente, os sentimentos estão num lugar, os pensamentos em outro e em outro ainda as atitudes. Na vida é tudo junto! Somos um só: essa mistura.

Algo importante podemos fazer, sim. Repensar nossa postura diante dos pensamentos. Pois são as ações que trazem mudança. Pensamentos e sentimentos não movem montanhas, mas definem se paralizamos, ou não, diante de uma situação. Se você conseguir agir na direção da resolução de seus problemas, mesmo que seus pensamentos digam o contrário, ponto para você. Aí há mais chances de que as coisas melhorem e você ressignifique o que vinha pensando até então.

Dê um novo significado para os acontecimentos do dia a dia

Acho que a gente pode inventar e reinventar significados para os acontecimentos, sejam eles trágicos ou maravilhosos.

Como disse Guimarães Rosa:

"Vou ensinar o que agorinha eu sei, demais: é que a gente pode ficar sempre alegre, alegre, mesmo com toda coisa ruim que acontece acontecendo. A gente deve de poder ficar então mais alegre, mais alegre, por dentro".