Por que o estresse afeta a pele e o cabelo? Você sabe?

por Sonia Corazza

Partindo-se do princípio que toda a nossa estrutura corporal tem a mesma origem embriológica, fica fácil a compreensão de relacionar algumas manifestações cutâneas e de seus anexos (cabelo e unhas) como resultado das interações mentais.

Continua após publicidade

Ambos, pele e sistema nervoso, derivam do ectoderma, o folheto externo do embrião, que na sua evolução, dobra-se sobre si mesmo formando um tubo, chamado tubo neural. A parte que fica por fora vai formar a pele e a parte interna vai desenvolver o sistema nervoso. Portanto, desde o início, a pele está em ligação direta com o sistema nervoso, enviando-lhe constantemente informações sobre o meio externo.

Estresse e aparência

O estresse diário fora do controle afeta as funções orgânicos corporais como um todo, abalando o que somos: um equilíbrio neuro-imune-endócrino-cutâneo. Significa que todas as células do nosso corpo são afetadas quando se está fora do controle emocional, pois tudo o que se passa a nível cerebral ocasionado pelas emoções, afeta as funções do *hipotálamo e desencadeia a liberação de neurotransmissores que ativam a produção de substâncias danosas diversas, afetam a produção dos hormônios, suprimem o sistema imunológico e acabam afetando a pele e seus anexos, isto é, a qualidade dos cabelos e unhas.

Estresse e emoções

Continua após publicidade

Segundo trabalhos vanguardistas apresentados no 8º Congresso de Estresse (mal que acomete 80 milhões de brasileiros), que aconteceu no meio deste ano em Porto Alegre, "O gerenciamento das emoções é um dos grandes desafios que os profissionais enfrentam atualmente. Pesquisas recentes revelam que sentimentos como a raiva podem levar à morte prematura. Com freqüência, o rancor e a agressividade são identificados como causas de problemas cardíacos. Indivíduos cínicos e hostis têm cinco vezes mais chance de morrer antes dos cinqüenta anos do que pessoas calmas e capazes de perdoar. Essas conseguem se desligar emocionalmente da situação estressora e se recompõem mais rapidamente."

Estamos começando a desvendar o mecanismo de transmissão do estado de tensão à pele por via nervosa e sanguínea, mas já sabemos que várias alterações, como a diminuição da resistência e do funcionamento dos componentes de defesa e a proliferação e diferenciação das células são afetadas diretamente pelos estados emocionais de estresse, depressão e ansiedade.

Inflamação anormal

Continua após publicidade

Falando especificamente dos compostos que afetam a pele, o cabelo e as unhas, quando estamos sob a influência de emoções negativas, como baixa auto-estima, sentimento de rejeição e perda, sintetizamos maior concentração de hormônios inflamatórios, a prostaglandina 2, fabricada a partir do ácido araquidônico. Com isso no couro cabeludo há uma tendência em maior produção de substâncias infamatórias, tornando-o extremamente sensível e irritável. Qualquer produto colocado sobre essa pele delicada pode causar coceira, vermelhidão e até desencadear um quadro propenso ao aparecimento da caspa.

O quadro de infelicidade constante, sentimento de inadequação e autocomiseração é um grande favorecedor da produção de prostaglandina 2 e pode também significar fios menos lubrificados, mais desprotegidos, mais suscetíveis à quebra. Também há maior tendência ao acúmulo de eletricidade estática e dificuldade de pentear.

Secreção sebácea anormal

Já os estados de ansiedade e superativação causam a liberação excessiva de adrenalina e estimulam a produção das glândulas sebáceas. No couro cabeludo pode significar maior oleosidade da raiz, propensão à queda e também desenvolvimento de quadros de caspa. Os fios podem perder o volume e ficarem grudados uns aos outros, aparentemente sujos e sem estilo.

Remédios simples: óleos essenciais

Sabendo disso pode-se adotar soluções simples e extremanente eficazes para reverter o quadro. Os cheiros entram pela porta da frente para ajudar a reverter a tristeza, o mal humor e a depressão.

No caso do óleo essencial de lavanda, trata-se de um ingrediente rico em acetato de linalila (30 a 55%) e linalol (20 a 35%), que juntamente com outros componentes, como o betaocimeno, cineol, cânfora e epóxido de careofileno; podendo ainda conter derivados de cumarina (cumarina, dihidrocumarina, herniarina e umbeliferona), contribuem parava comprovada ação calmante na mente e na pele delicada do couro cabeludo.

Já a baunilha, outra campeã de uso entre os óleos essenciais para acalmar a mente e reequilibrar o corpo todo, o fruto fermentado contém aproximadamente 2% de vanilina, além de outros constituintes importantes do aroma, como o para-hidroxibenzaldeído (até 9%) e o para-hidroxibenzilmetileter (1%).

Portanto, é isso aí: mente equilibrada e cabelo bonito!

*Hipotálamo: Parte do cérebro onde se encontram numerosos centros do sistema nervoso simpático e parassimpático (reguladores do sono, do apetite, da temperatura corporal, etc.) Fonte: Dicionário Houaiss