Receita para ganhar pique e energia em uma semana

por Jou Eel Jia

Quando ficamos estressados, sofremos grande queda de energia. Então… o que fazer?

Continua após publicidade

Por que ocorre essa queda de energia? Basicamente por quatro fatores:

1º) Manifestação do estresse em três níveis
2º) Vida desregrada
3º) Problemas de ordem emocional
4º) Estresse ambiental

Bem… vamos a eles:

Os três níveis do estresse

Continua após publicidade

1ª fase: Estresse 'bom' ou motivacional

É o chamado estresse motivacional que nos ajuda na realização de grandes conquistas como: viajar em férias, comprar um carro ou enfrentar um bom desafio.

Estresse de resistência

Continua após publicidade

Quando o estresse motivacional dura muito tempo, o nível de ansiedade fica alto e passamos a ter o estresse de resistência. Esse estresse acontece quando, por exemplo, você vai sair em viagem de férias e surgem problemas, como esses enfrentados atualmente nos aeroportos brasileiros.

Inicia-se um distúrbio no sistema parassimpático que atua inclusive durante o sono, que passa a funcionar mal. Esse sistema controla a sudorese, a função digestiva e aparecem então os sintomas de estresse como: dormir mal, olheiras, queda de imunidade, aftas, herpes, gripe, alergia, rugas de expressão – a pessoa estressada franze a testa. Esse estresse de resistência pode durar até mesmo anos. Exemplos: problemas na vida conjugal, no trabalho, na tentativa de passar no vestibular…

Na fase de resistência surgem cansaço, letargia, preguiça muita desconfiança (como no ambiente de trabalho, por exemplo), insegurança e memória fraca. Por isso, não se deve tomar uma decisão importante nessa fase, porque a pessoa não está se sentindo segura. Isso pode acontecer na vida profissional, por exemplo, a pessoa insatisfeita no trabalho, resolve mudar de emprego, se ela estiver num estresse de resistência, poderá se arrepender mais tarde.

Estresse de exaustão

Nesse nível de estresse a pessoa entra em curto-circuito. Acontece a queda de energia do rim, descompensação da energia do fígado, aparecem as doenças psicossomáticas graves, queda de cabelo, enxaquecas violentas, artrite, doenças auto-imune, impotência, pressão alta, angina e até mesmo enfarto. A pessoa se torna extremamente sensível, pode ter crises de choro, raiva, revolta, depressão e autoestima rebaixada.

2º) Vida desregrada

Noites maldormidas; alimentação inadequada e sem horários, sedentarismo, trabalhar em excesso

3º) Problemas emocionais

Problemas no relacionamento amoroso, no trabalho, problemas financeiros …

Estresse ambiental

Fatores do ambiente que afetam nosso organismo provocando queda de energia como a poluição, mudança de clima, trânsito, violência…

Voltando à pergunta do início do texto. Então o que fazer?

É preciso reforçar a resistência e a imunidade do organismo.

De que forma? É preciso uma mudança geral de hábitos de vida.

Sono

É preciso buscar um sono reparador e dormir as horas suficientes para acordar com boa disposição para o dia seguinte. O número de horas varia de pessoa para a pessoa. Tome um chá de valeriana ou de maracujá antes de dormir Faça a higiene do sono: clique aqui e leia

Atividade física leve e regular

Faça caminhada, alongamento ou ginástica, pois a prática da atividade física regular melhora a resistência e a imunidade. A medicina tradicional chinesa recomenda os movimentos do Lien Ch'i – clique aqui e leia

Alimentação

Tenho horários regulares para comer. Procure comer menos e mais vezes ao dia, isso sobrecarrega menos o organismo e monte um prato saudável – clique aqui e leia

Meditação

Pratique a meditação que ajuda a aquietar a mente – clique aqui e leia

Mude de ambiente nos finais de semana

Para fugir do estresse ambiental, se puder mudar de ambiente nos finais de semana, ajuda a melhorar seu nível de energia. Busque o contato com a natureza: sítio, parque, bosque, cachoeira, praia…

Em quanto tempo vem os resultados?

Quem conseguir cumprir essas ações já começa a obter resultados em uma semana.

O difícil é a disciplina para incorporar esses hábitos, mas os hábitos em si não são difíceis de fazer. A própria meditação irá ajudá-lo a incorporar esse disciplina, pois é, por si só, um treinamento mental.