Estudo do HCOR (SP) aponta nível de estresse alto em executivos entre 20 e 30 anos

Da Redação

Algumas variáveis estão relacionadas com esse índice de estresse elevado, como a busca por ascensão na carreira profissional, características de personalidade e ligação intensa com o trabalho

Continua após publicidade

O setor de psicologia do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, realizou uma pesquisa com executivos que passam pelo setor de check-up clínico do hospital para identificar quais os fatores mais freqüentes que ocasionam estresse. O levantamento avaliou 441 pacientes, sendo 80% do sexo masculino e 20% do sexo feminino. Nesse contexto, 59% dos pacientes com alto índice de estresse possuem entre 20 e 30 anos, enquanto que 45% estão na faixa de 30 a 40 anos.

Segundo Silvia Cury Ismael, chefe do setor de psicologia do HCor, a maioria dos participantes apresentou interferências negativas do estresse em alguns âmbitos: 60% (que corresponde a 266 pacientes) possuem dificuldade em realizar atividade física regular; 38% (167 pacientes) apresentaram dificuldade no trabalho; 20% (91 pacientes) possuem conflitos familiares e alteração significativa do humor (ansiedade, irritabilidade, depressão) e tempo reduzido para realizar atividades de lazer. "Esses números mostram que cada vez mais os jovens executivos não conseguem ter uma qualidade de vida saudável pelo ritmo de trabalho que têm, o que ocasiona um alto nível de estresse", explica Silvia.

Outros fatores foram avaliados durante a pesquisa com os executivos. "Durante o questionário verificamos que cerca de 80% dos pacientes pesquisados têm alteração significativa do humor, 87% dificuldade em ter atividade de lazer, 82% possuem indicação para psicoterapia, 29% possuem prejuízo na qualidade do sono e apenas 21% realizam psicoterapia. A atuação da equipe multidisciplinar e o apoio psicológico aos pacientes é muito importante para esses casos", acrescenta.