Briga familiar e sociedade nos negócios; saiba como lidar

por Rosemeire Zago

"Tenho uma sociedade numa firma com meu irmão e nossas esposas são praticamente inimigas. Acontece que minha esposa insiste que meu irmão rouba de mim e quer que eu desfaça a sociedade. Não sei o que fazer, nossas brigas são constantes por esse motivo."

Continua após publicidade

Resposta: Você está passando por um momento delicado em sua vida, pois profissional, afetivo e familiar se misturaram e você não sabe como agir diante do pedido de sua esposa.

É preciso separar seu trabalho de sua vida afetiva e familiar.

Vamos procurar separar cada área para que você possa resolver o conflito em que se encontra, apesar de sabermos que todas estão relacionadas. Mas isso poderá facilitar uma análise mais profunda.

Reflita sobre as perguntas sugeridas abaixo e busque as respostas dentro de você. Creio que ao explorar cada uma das perguntas ficará mais claro para você decidir o que fazer diante dos fatos.

Continua após publicidade

– Área Profissional:

Fato: Sua esposa insiste que seu sócio/irmão o rouba.

O que ela diz sobre seu sócio/irmão se confirma? Há fatos que comprovam o que ela diz sobre ele? Você concorda com o que sua esposa acusa seu sócio/irmão?

Continua após publicidade

Desfazer a sociedade será melhor para a empresa? Você concorda com isso?

Quais serão as consequências para a empresa se houver uma separação da sociedade? E se você continuar a sociedade com seu sócio/irmão, haverá consequências para a empresa? Quais?

– Área Afetiva:

Fato: As brigas entre você e sua esposa são constantes pelo fato dela insistir que você dissolva sua sociedade com seu sócio/irmão.

Quais serão as consequências em seu casamento se você continuar a sociedade com seu irmão? E se você desfizer a sociedade, quais serão as consequências?

– Área familiar:

Fato: Sua esposa e sua cunhada não se falam. Por qual, ou quais motivo (s) isso aconteceu?

Como esse fato está afetando sua vida familiar?

Quais serão as consequências em sua família se você desfizer a sociedade com seu irmão? E se continuar a sociedade, haverá alguma consequência?

Enfim, quais serão as consequências para você se desfizer a sociedade? O que você deseja fazer diante dos fatos?
Com as respostas em mãos, espero que você tenha serenidade para decidir o que é melhor para todos os envolvidos.

Término de amizade, mas trabalhamos no mesmo ambiente
Perdi o meu pai e ao mesmo tempo houve um rompimento de amizade por causa do envolvimento que tive com um amigo e o mesmo começou a se relacionar com outra amiga minha. O fato é que essa amizade acabou, e trabalho com os dois, sofro demais por conta disso e pelo fato de estarem juntos agora

Resposta: Você perdeu seu pai, seu namorado e amigo e sua amiga. E ainda mais, pretende se mudar de emprego. Ou seja, você está passando por uma fase de muitas perdas, que precisam ser compreendidas, elaboradas e superadas.

Creio que independente da relação que você tinha com seu pai, nada se compara a essa perda. Depois veio o término de seu relacionamento, a decepção com o até então seu amigo e depois com sua amiga. Em função disso, você deseja mudar de emprego.

De tudo que te aconteceu, o que tem te machucado mais? O quê de fato tem te feito chorar? Quando ficar triste, procure escrever o que sente, isso poderá ajudar você entender melhor seus sentimentos.

Você tem dois caminhos: ficar se lamentando por tudo que aconteceu até o momento, ou aprender com tudo isso e perceber que pode ser uma oportunidade de você mudar seus valores, suas amizades, relacionamentos, emprego… Enfim, talvez seja o momento de você mudar sua vida e ser muito mais feliz, deixando para trás todo esse passado de expectativa, decepção e dor. Olhe para frente, acredite em você e se liberte de tudo que possa lhe machucar.