Estresse, nervosismo e menopausa dificultam obtenção de orgasmo?

por Sandra Vasques

"Tenho 49 anos, há uns dois anos estou com problema de orgasmo."

Continua após publicidade

Resposta: Estresse e nervosismo podem dificultar o orgasmo em qualquer idade. Nesses estados, a pessoa dificilmente é capaz de se desligar do ambiente ao redor para se deixar envolver por sensações e idéias prazerosas e excitantes que poderiam levá-la ao orgasmo. As alterações hormonais, ocorridas com a menopausa podem ser as responsáveis pelo humor alterado, mas não necessariamente.

Muitas vezes, as mudanças que acontecem nessa fase, especialmente com o corpo, associada aos conflitos gerados pela maneira que a sociedade e a própria mulher, percebem o exercício da sexualidade nesta etapa da vida, podem gerar insatisfações e inseguranças que levam ao nervosismo e ao estresse.

Produção de hormônios, lubrificação vaginal e orgasmo

Na menopausa, os hormônios estrogênio e progesterona deixam de ser produzidos, o que origina uma diminuição da elasticidade da parede da vagina e uma diminuição da lubrificação vaginal. Esses fatos podem trazer desconforto e dor durante a penetração na relação sexual e conseqüentemente, fica praticamente inviável o orgasmo. Mas essas alterações, não acontecem assim que cessam os ciclos menstruais, vão ocorrendo gradativamente e podem ser contornadas com a ajuda do ginecologista. A reposição hormonal por medicações orais ou o uso de pomadas à base de *estrogênio – que devem ser prescritos por um ginecologista – e mesmo o uso de lubrificantes sem o mesmo, podem contribuir decisivamente para eliminar o problema.

Continua após publicidade

Agora, tenha muita atenção com você! Estresse, nervosimo e a maneira como você vai viver a menopausa, podem dificultar não só o orgasmo, mas todos os outros prazeres que você pode desfrutar na vida. E você, com toda a experiência colhida ao longo de seus 49 anos, certamente ainda tem muita coisa boa e orgasmos deliciosos para experimentar. Cuide-se bem!

*Alguns lubrificantes, na realidade, cremes ou pomadas, têm estrogênio em sua composição, mas só devem ser usados por indicação médica. Eles ajudam a resolver o problema causado pela falta do estrogênio em função da menopausa, quando a mulher não pode fazer reposição hormonal por via oral, ou seja, tomando medicações. Essa pomada, vai ajudar a tornar a parede da vagina tão receptiva à penetração quanto era antes da menopausa, porque a parede muda com a falta de estrogênio e, além do ressecamento, pode ficar mais delicada e frágil levando à dor com a penetração; e também vai auxiliar na lubrificação que tende a diminuir bastante nos anos pós-menopausa.