Estresse pós-traumático pode causar síndrome do pânico?

por Eduardo Ferreira Santos

"Depois de ter levado uma bala perdida, tive síndrome do pânico. Isso já faz três anos. Fiquei com sequelas, tem noite que não consigo dormir, só durmo com o uso de remédios."

Continua após publicidade

Resposta: Em primeiro lugar, acho importante esclarecer que a chamada "Síndrome do Pânico" é o nome popularizado para o "Transtorno do Pânico": quadro bem caracterizado na Psiquiatria por ataques súbitos e repentinos, sem qualquer causa que os desencadeie, caracterizado por transtornos ansiosos, onde há o predomínio de extremo mal-estar físico com sensação de morte iminente.

No chamado Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), que parece ser o seu caso, como é um transtorno da ansiedade, aparecem sintomas semelhantes aos do Transtorno do Pânico, associados a outros como hipervigilância, distúrbios do sono, humor depressivo, desânimo etc.

Portanto, embora já tenham se passado três anos, por definição, o TEPT pode ocorrer em até cinco anos após o trauma, o seu quadro certamente é de TEPT e carece de um tratamento especializado que se compõe de psicoterapia integrada ao uso de medicação adequada.

Sugiro que você procure um psiquiatra que seja também psicoterapeuta para ajudá-lo no tratamento desse quadro.

Continua após publicidade