Dicas para prevenir acidentes domésticos com crianças

Da Redação

Os perigos dentro de casa podem se tornar uma armadilha para as crianças. O pediatra e neonatologista Marcelo Reibscheid 'percorre' todos os cômodos da casa para indicar riscos e soluções que garantam a segurança do seu filho.

Continua após publicidade

Na sala

Aparelhos eletrônicos

TV’s, DVD’s, – todos os aparelhos preferencialmente têm que estar fixos ao móvel ou à parede. Os televisores do tipo LED, por exemplo, são muitos leves e podem ser facilmente empurrados. A fiação dos eletrônicos também deve estar devidamente presa. Cuidado especial também para controles remotos. Fiquem atentos às pilhas! O ideal é que esse item seja mantido fora do alcance dos filhos.

Tomadas

Continua após publicidade

Os protetores de tomada são simples, com preços acessíveis eencontrados facilmente em comércios. Apesar de os pequenos conseguirem retirá-los com a unha, essa precaução diminui os riscos de queimaduras e choques.

Cortinas

A melhor cortina para quem tem crianças em casa é a cortina horizontal, de forma que ela não chegue à altura das crianças. Evite também cortinas com puxadores.

Continua após publicidade

Banheiro

Vaso sanitário

Acredite, crianças de até 3 anos podem se afogar em vasos sanitários com apenas 5cm a 7cm de água. Além disso, para elas é tentadora a ideia de subir nos vasos para alcançar objetos que estão fora de seu alcance. Vale fiscalizar esse momento!

Piso

A melhor opção é o azulejo, de fácil higienização e menor risco de escorregamento.

Tapetes de banho

Os tapetes de plástico com ventosas, que fixam-se ao chão são os mais seguros. Podem ser usados também tapetes com tecidos. Aposte nas fitas antiescorregamento.

Cozinha

Fogão

Evite ao máximo utilizar as bocas da frente. Com relação às panelas, deixe o cabo sempre para dentro. O ideal é manter os pequenos fora da cozinha, mas caso seu filho esteja presente o mantenha longe do forno. As queimaduras são as maiores causas de acidentes domésticos com crianças.

Botijão de gás

Mantenha esse item longe de tomadas para evitar explosões e dos ralos para que não haja contaminação da água quando há vazamentos. Outro cuidado essencial é abrira válvula do botijão somente quando for cozinhar.

Pia

Guarde os eletrodomésticos nos armários altos ou com travas. Aparelhos em cima da pia podem ser puxados pelas crianças e os fios podem despertar a curiosidade e causar acidentes fatais, como enforcamento.

Escorredor de louças

O ideal é escorrer a louça enquanto se está higienizando. Assim que terminar guarde-as no armário.