Ele mentiu para mim … Devo desmascará-lo?

por Patricia Gebrim

Este artigo surgiu como resposta a um e-mail enviado por uma leitora. Ela dizia que sabia que seu marido mentia para ela e me perguntava se devia aceitar as mentiras para preservar o relacionamento, ou se devia desmascará-lo, correndo o risco de perdê-lo.

Continua após publicidade

Claro que o assunto é profundo e que um artigo como este não conseguirá abranger todos os aspectos passíveis de análise. No entanto, de forma generalizada, sabemos que relacionamentos saudáveis são aqueles nos quais existe verdade, transparência e confiança. Só quando confiamos somos capazes de nos entregar, relaxar e oferecer o nosso melhor. A falta de confiança nos faz ficar sempre um passo atrás, defendidos, amedrontados, armados. Nos impede de entrar de verdade no relacionamento, de corpo e alma.

Confiar no outro é um desdobramento. Precisamos confiar em nós mesmos em primeiro lugar. Na nossa capacidade de criar uma vida digna e justa, na nossa capacidade de nos proteger, de honrar nossos valores.

Assim, antes de pensar em confrontar o outro, o primeiro e importante passo é que sejamos capazes de confrontar a nós mesmos. Precisamos olhar com muita verdade para dentro de nós. Precisamos ser muito verdadeiros a respeito do que nos faz estar naquele relacionamento.

– O que buscamos? O que desejamos?

Continua após publicidade

É preciso que façamos essas perguntas a nós mesmos e ouçamos as respostas que vem do nosso espaço mais sagrado e verdadeiro.

Pior do que a mentira que vem do outro é quando mentimos para nós mesmos. Quando deixamos de validar nossos valores, quando editamos o que temos de mais verdadeiro para tentar nos encaixar no que nos é oferecido. Não há nada mais destrutivo do que a autotraição.

É incrível as coisas absurdas que as pessoas fazem a si próprias para estar em um relacionamento. É tanto o medo do abandono, da solidão, que as pessoas abandonam a si próprias na tentativa de garantir que não ficarão sós. É triste ver uma pessoa perder a si mesma na tentativa de estar com o outro. Um relacionamento saudável nunca pedirá isso a ninguém. Se o preço para estar com o outro é deixar de existir, é deixar de ser quem você é, deixar de honrar seus valores… acredite, é alto demais.

Continua após publicidade

Assim, se a "verdade" for um valor para você, lute por ela sendo verdadeiro e confrontando as mentiras de seu parceiro.

No entanto, caso decida permitir a mentira, assuma internamente que essa é uma decisão sua, baseada em uma escala de valores na qual a verdade não ocupa um lugar tão prioritário. Nesse caso, honre sua inteireza não se colocando no lugar de vítima. Você não é uma vítima da mentira do outro e sim uma pessoa escolhendo ficar ao lado do outro, mesmo sabendo que a verdade não é um valor nesse relacionamento. Isso conservará sua dignidade.

No final, precisamos compreender que não existem decisões certas e erradas. O que importa é que façamos escolhas conscientes.