Ele sempre foi muito ciumento e agora deixou de ser? Será que ele perdeu o interesse por mim?

por Anette Lewin

Resposta: O ciúme baseia-se em desconhecimento, insegurança ou fantasias.

Continua após publicidade

No inicio de um relacionamento essas três características estão presentes de forma bastante acentuada. Não se sabe quem 'é exatamente a pessoa com quem se esta', portanto, não se sabe se o que ela diz e verdadeiro. Isso leva a uma insegurança que, por sua vez, faz com que a pessoa crie fantasias para explicar o que não sabe sobre o outro. Essas fantasias, alimentam a insegurança e assim o círculo do ciúme está formado.

Com o passar do tempo e a convivência, a insegurança tende a diminuir, o desconhecido torna-se conhecido e as fantasias diminuem. O círculo do ciúme, portanto, não tem do que se alimentar e pode definhar.

A pessoa enciumada tende a procurar mais o parceiro para tentar 'se apoderar' dele; liga várias vezes, quer saber onde foi, quer estar por perto. Nem sempre, porém, a frequência da procura está diretamente ligada à necessidade de estar com o parceiro. Muitas vezes, essa frequência pode estar ligada ao medo de perder e não a vontade de compartilhar.

Tente, sob essa perspectiva, entender se seu marido realmente perdeu o interesse por você ou simplesmente adquiriu mais confiança. Às vezes, poder estar junto por opção traz um vinculo muito mais profundo do que precisar estar junto por insegurança.

Continua após publicidade

Por outro lado, o limite entre segurança e desinteresse pode ser muito tênue.

Uma relação amorosa precisa se renovar constantemente para que não caia na rotina. E aí, cabe a cada um dos parceiros estar atento ao que falta na relação e tentar preencher as lacunas. Ficar velha e perder a beleza da juventude, por si só, não são características que colocam você em risco. Perder a percepção do vinculo, o cuidado e a vontade de estar com o outro e a sensibilidade para avaliar as necessidades da relação e supri-las… representam um risco bem maior!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade