Existe problema em trabalhar a mesma região muscular todos os dias?

por Milena Liste

"Malho de 4 a 5 dias na semana e meus treinos são divididos em membros superiores e inferiores. Porém, faço extensão de coxa todos os dias."

Continua após publicidade

Me pergunto qual a razão de você exercitar a extensão de coxa diariamente. O problema vai ser no futuro, pois se você exercitar demais, poderá desgastar a articulação do joelho e da patela. Isso chama-se, respectivamente, de artrose de joelho e condromalacia patelar.

Não é regra não exercitar o mesmo músculo diariamente

Na fisioterapia, em muitos casos, exercita-se diariamente o músculo lesado ao qual necessita ser reabilitado para as funções diárias. Para andar, a extensão de coxa é o principal músculo.

No caso o músculo da coxa, que faz a extensão da perna, se a pessoa o lesou, deve sim exercitar todos os dias terapeuticamente.

Continua após publicidade

Na Educação Física, você pode malhar todos os dias um músculo desde que haja um objetivo específico, como por exemplo, um jogador de futebol amador (de finais de semana), que para manter se em forma nos chutes, dribles e corridas ou arranques, usa a coxa para tais funções. Daí , se exercita a partir de vários estímulos, como força (para o chute propriamente dito), potência (para as corridas de arranques e dribles), resistência (para aguentar ficar em pé e correndo durante toda partida) diariamente.

Agora, chegar na academia e realizar o fortalecimento do músculo da coxa, sem objetivo aparente, não vejo necessidade, visto que a pessoa já se exercita em outras modalidades.