Existe algum exercício para favorecer a dilatação na hora do parto?

por Milena Liste

"Oi doutora queria muito saber que exercício posso fazer para dar dilatação mais rápido para ganhar meu filho. Não aguento mais de tanta dor na minha barriga."

Continua após publicidade

Resposta: Algumas dezenas ou unidades de horas que antecedem o parto, quando devidamente assistida por uma enfermeira obstétrica ou fisioterapeuta especializada em obstetrícia, a gestante poderá deambular (caminhar) para favorecer a dilatação.

Essa deambulação será num ritmo lento, sem dor no ventre ou no baixo-ventre e nos momentos das contrações a gestante para imediatamente de deambular e se concentra na respiração lenta e pausada.

Em algumas salas destinadas ao pré-parto, a gestante poderá receber orientação para sentar numa bola (bola suíça ou bola para ginástica) e realizar movimentos rotatórios do quadril. Vale lembrar que todas as fases do parto devem ser rigorosamente observadas pelo ginecologista obstetra.

Quanto às dores pélvicas (região da bacia), é comum a partir do oitavo mês de gestação ou a partir de 32 semanas gestacionais, contrações, onde a “barriga fica dura e dolorida” de um momento para outro. Toda ocorrência desses sintomas deve ser relatada ao médico ginecologista, pois sintomas de dores no ventre ou no baixo-ventre pode ser indicação de infecções, hemorragias ou situações normais, como por exemplo a relatada aqui acima. Mas somente o médico saberá avaliar corretamente.

Continua após publicidade