Quais exercícios são recomendados para quem tem gota?

por Simone Sarti

"Eu tenho gota, estou acima do peso e preciso emagrecer. Quais são os exercícios recomendados?"

Continua após publicidade

Resposta: Gota é uma doença metabólica causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações, provocando dor e inchaço.

O ácido úrico existe normalmente no nosso organismo, parte produzida pelo próprio metabolismo, parte proveniente da alimentação, através da ingestão de alimentos ricos em purina (as purinas fazem parte das proteínas).

O problema acontece por um distúrbio onde ocorre ou o aumento da produção desse ácido ou pela diminuição da capacidade de eliminação pela urina. Nesse caso, deve-se adaptar a dieta de forma a evitar alimentos ricos em purina, como ervilha, tomate, frutos do mar, feijões e bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas.

A inanição, o jejum e o exercício físico extenuante, podem aumentar a concentração de ácido úrico no sangue. Porém, o exercício físico regular e bem dosado faz parte do tratamento, um vez que a maioria dos pacientes com gota, tem também triglicérides aumentado ou estão acima do peso. Aqui entram os exercícios localizados, os aeróbios e também exercícios de alongamento.

Continua após publicidade

Fora das crises de dor, deve-se fazer os exercícios regularmente, pois além deles reduzirem a rigidez articular e a dor; aumentam a flexibilidade e a força muscular, melhoram a capacidade cardiovascular e contribuem com a redução do peso corporal.

O exercício deve sempre ser acompanhado por um profissional e ajustado de acordo com as características individuais do aluno para evitar situações de fadiga, fraqueza intensa, diminuição da amplitude articular ou aumento do inchaço nas articulações.

Com controle alimentar, tratamento medicamentoso orientado pelo médico reumatologista e exercícios físicos regulares e bem orientados, a tendência é que haja uma grande diminuição das crises e a pessoa passe a levar uma vida mais prazerosa e saudável.

Continua após publicidade