Verão: cuidados essenciais para malhar ao ar livre, na praia ou no parque

por Simone Sarti

Resposta: O verão por si só,é uma grande motivação para as pessoas começarem a se exercitar.

Continua após publicidade

Os que já praticam, aproveitam para diversificar suas atividades e os que decidem começar, devem fazer de forma gradual.

Apesar desse contato com a natureza em parques, praias e etc, ser muito saudável e gostoso, é preciso realmente tomar alguns cuidados.

Primeiro grande erro

O primeiro grande erro das pessoas, nessa época, é correr, caminhar ou se exercitar ao ar livre em horários inapropriados. Calor intenso mais esforço físico pode provocar danos à saúde. Se a pessoa tiver predisposição a problemas cardíacos, essa pode ser uma situação crítica. Daí a importância da avaliação pré- treinamento.

Continua após publicidade

Há também o risco de queda de pressão arterial, desidratação, etc. Se durante as atividades, surgir dores de cabeça, enjoos, tontura ou visão turva, interrompa os exercícios e procure orientação médica. Depois se tudo estiver bem, comece suas atividades e se não houver possibilidade de acompanhamento de um profissional, siga ao menos algumas orientações, como evitar o horário entre 10h00 e 16h00 que além do risco de câncer de pele e envelhecimento precoce, outros já citados também podem ocorrer.

Use sempre boné, óculos e protetor solar. O calor leva a um cansaço maior e consequente queda do rendimento; use então roupas leves e de cores claras.

A garrafinha de água é companheira inseparável, pois a hidratação é fundamental. Ingerir 200ml de água a cada 30 minutos durante os exercícios está de bom tamanho.

Continua após publicidade

Nos parques

Nos parques, procure locais à sombra e se for utilizar equipamentos públicos, verifique antes como anda a sua manutenção. Eles podem estar desnivelados (muito comum) ou em estado precário a ponto de prejudicar o movimento e você acabar saindo com dores na coluna, nas articulações ou até lesões.

Na areia

Na areia, caminhar ou correr, não dispensa o uso do tênis. Na areia fofa, o impacto é menor, porém exige bem mais da musculatura, então é preciso mais preparo físico.

No mar

Nadar no mar, só para quem nada muito bem ou está acostumado a isso. Vá sempre acompanhado ou avise o salva-vidas ou amigos que está indo para o mar. Prefira as roupas ou toucas de cores fortes e bem visíveis.

Cuidado com a alimentação

Por fim o cuidado com a alimentação é também muito importante. O consumo de alimentos e petiscos gordurosos se torna mais fácil e o risco de intoxicação alimentar ou infecção intestinal é maior, acabando com boa parte de suas férias.

Prefira alimentos frescos muitas frutas e líquidos (evitando cafeína e álcool) e tire bom proveito dessa época de férias e calor.