Reeducação alimentar e atividade aeróbica é o caminho para diminuir barriga

por Milena Liste

Em primeiro lugar, a "barriga" ou abdômen, pode ser um indicador de risco cardíaco.

Continua após publicidade

Se a relação cintura (cm) dividida pelo quadril (cm) for um número maior que um, indica que a pessoa pode desenvolver uma doença cardiovascular, seja no coração ou na circulação.

Relação cintura quadril

Só por curiosidade, essa relação surgiu nos Estados Unidos nas companhias de seguros ao avaliar funcionários de empresas. Através desses números podiam identificar quais funcionários teriam probabilidade em se afastar do trabalho por motivo de saúde. Provavelmente, esses dados iriam parar nas mãos do setor de RH da empresa e essa ficaria de olho no funcionário e, na primeira oportunidade, o dispensaria. Outra relação numérica, nos já mencionamos nesta coluna, é o IMC (Índice de Massa Corporal) onde avalia-se o peso (kg), dividido pela altura ao quadrado. Esse número aponta se o funcionário é obeso ou não. A obesidade mórbida também é uma desvantagem para a empresa, pois está associada a doenças.

Mas vamos lá, a relação cintura/quadril:

Continua após publicidade

Se uma pessoa possui, por exemplo, medido em fita métrica, 90cm de cintura e 85cm de quadril. Ao dividir 90/85= 1,05. Esse valor numérico é maior que 1, isso significa que essa pessoa possui um risco de adquirir uma doença cardiovascular, como infarto cardíaco ou acidente vascular cerebral. Se outra pessoa tem cintura de 75 e quadril de 85, a relação fica 75/85=0,88, significa que essa pessoa não possui risco cardiovascular.

É lógico que essa relação não deve ser avaliada isoladamente, mas sim com um histórico familiar e avaliação de hábitos nutricionais, atividade física e atividades do dia a dia.

Segundo, a proeminência abdominal indica também hábitos alimentares errados (que acumulam gordura) e pouca atividade física aeróbica (caminhada, corrida, esteira, bicicleta, natação, remo) as quais "queimam" a gordura visceral (em volta do fígado, pâncreas, intestino).

Continua após publicidade

Não se perde barriga com abdominais

Se você reparou, não citei o exercício muscular abdominal, pois ele pode ser um coadjuvante na sua postura ereta, com abdômen contraído, mas não significa que você perca a barriga fazendo abdominais.
Explico.

A musculatura abdominal é um importante grupo muscular cujo objetivo é conter e proteger a cavidade abdominal, onde se encontram órgãos e vísceras. Adicionando a essa função, posteriormente, no corpo, há a coluna vertebral, como diz o próprio nome, coluna, mantém o corpo humano ereto. Anteriormente, temos a musculatura abdominal também como um pilar na sustentação do corpo humano. Técnicas de correção postural, como o RPG e pilates, enfatizam demasiadamente o abdômen, seja com a respiração ou nos exercícios para a manutenção da postura.

A pessoa com abdômen proeminente, significa gordura abdominal ao redor das vísceras e órgãos. A musculatura abdominal contraída somente irá contê-los na cavidade abdominal.

Como diminuir a barriga?

1º) Faça uma reeducação alimentar. Evite comer principalmente: comidas gordurosas, frituras, carne vermelha, carboidratos brancos, como farinhas e pães, macarrão, batata e doces.

2º) Faça atividade física aeróbica regularmente, três vezes na semana, de 30 a 60 minutos.

Boa sorte!