Quatro tipos de intimidade influenciam os relacionamentos

por Saulo Fong

Todas as interações humanas são formas de relacionamento. A diferença essencial entre elas é o nível de intimidade.  

Continua após publicidade

A intimidade só pode existir na relação entre duas ou mais pessoas, pois ela está relacionada à exposição de certos aspectos seus para outra pessoa. Podemos perceber quatro formas distintas de intimidade: a intimidade física, a intimidade intelectual, a intimidade emocional e a intimidade energética.

Intimidade física  

A intimidade física diz respeito ao corpo e inclui também a intimidade sexual. Nos tornamos íntimos fisicamente quando conhecemos os detalhes físicos, as preferências sexuais, os gostos e os desgostos da pessoa em questão. Ainda há muita repressão com relação ao corpo e à sexualidade em nossa sociedade, por isso a intimidade física e sexual ainda é algo difícil de se conseguir.

Intimidade intelectual  

Continua após publicidade

A intimidade intelectual relaciona-se com crenças, valores, ideias e formas de pensar de cada um.  Quando você compartilha quem você é através de suas ideias e daquilo que você acredita, você está expondo sua intimidade intelectual. O julgamento e o preconceito são os principais obstáculos da intimidade intelectual.  A não aceitação das diferenças cria os conflitos e os desconfortos nos relacionamentos humanos.

Intimidade emocional

A intimidade emocional está relacionada aos sentimentos e emoções.  Ao expô-las nos diversos contextos da vida, você está revelando sua intimidade emocional.  Infelizmente, vivemos em uma cultura machista que julga certas emoções como um sinal de fraqueza, por isso muitas pessoas escondem sua intimidade emocional.

Continua após publicidade

Intimidade energética

O físico, o mental e o emocional também são formas de energia.  A intimidade energética ocorre na integração da intimidade física, intelectual e emocional. Esse nível de intimidade afeta profundamente todos os envolvidos, pois quando expomos nossa intimidade, influenciamos e somos influenciados por aqueles com os quais nos relacionamos. Há uma troca de energia em todos os níveis. Por isso, os relacionamentos humanos são uma grande oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal.