Expressar confiança no outro pode gerar tensão no relacionamento

por Saulo Fong

A confiança é uma palavra com um significado relativo, que depende do conceito, da ideia e do contexto onde é utilizada.

Continua após publicidade

A maioria das pessoas simplesmente generaliza o uso da palavra confiança e acaba se frustrando ou se decepcionando quando as consequências desse ato de confiar não está alinhado com aquilo que ela esperava.

Defina o aspecto de sua confiança

Para sermos mais claros em nossa comunicação podemos fazer três perguntas em relação à confiança:

1ª) Eu confio?

Continua após publicidade

2ª) Em que ou em quem essa pessoa confia?

3ª) E em qual aspecto do objeto ou da pessoa eu confio?

A terceira pergunta é geralmente aquela que falta ser realizada para que todos tenham mais clareza com relação à confiança.

Continua após publicidade

A frase "Eu confio em você" é uma afirmação genérica, inespecífica e aberta a diferentes interpretações. Isso porque todas as pessoas são dinâmicas e podem ter comportamentos distintos em contextos e situações diferentes. Você confia que o outro fará exatamente o quê?

Mesmo definindo o aspecto no qual você confia, é preciso ter cuidado com nossa expectativa, pois muitas vezes colocamos uma tensão no relacionamento quando expressamos a nossa confiança em algo que o outro não está disposto a cumprir ou assumir. Perceba a diferença nestas duas afirmações:

1ª) "Eu confio que você cuidará de mim".

2ª) "Eu confio que você fará o melhor de acordo com seus próprios valores".

Na primeira afirmação, há a expectativa de que algo será feito para o sujeito, enquanto na segunda afirmação não há nenhuma expectativa que algo aconteça para o sujeito.

Existe outra confiança que transcende a relação entre qualquer objeto ou pessoa. É a fé, que é a confiança em algo desconhecido ou algo maior. Entretanto, não é a confiança de que algo acontecerá do jeito que você quer, mas sim a confiança de que tudo acontece para o seu bem maior. É uma confiança que está ancorada no presente e não no futuro.

É através dessa confiança que podemos nos entregar às situações que estão além do nosso controle e interpretá-las para que ganhemos força com ela. Como por exemplo, ter a confiança de que até mesmo algo que nos cause desconforto acontece para o nosso crescimento. Essa confiança se alcança com vivência, reflexão, meditação e maturidade emocional.