Meu relacionamento está no caminho certo?

por Anette Lewin

"Tenho mais planos e sonhos com meu namorado do que ele comigo. Isso significa que há um descompasso entre nós?"

Continua após publicidade

Resposta: Planos e sonhos fazem parte do relacionamento amoroso, mas raramente têm a mesma essência, a mesma velocidade ou a mesma intensidade para os envolvidos.

As mulheres, em geral, fantasiam mais sobre o relacionamento do que os homens. Costumam ficar imaginando como será o futuro, a festa, a aliança, o vestido, os filhos, etc. Os homens são mais direcionados ao concreto, à ação; pensam mais sobre situações presentes e tentam resolvê-las na medida em que aparecem. Assim, não podemos dizer que existe um descompasso apenas porque você sonha mais do que ele.

É importante, caso você queira avaliar se seu relacionamento vai bem, observar outros parâmetros.

Parâmetros: minha relação vai bem?

Continua após publicidade

Nunca é demais repetir que:

– o bom relacionamento é construído aos poucos;

– na fase do auge da paixão nada pode ser visto com clareza;

Continua após publicidade

– em quase todos os relacionamentos abrir mão de alguns prazeres individuais pela relação é imprescindível;

– sensibilidade e cumplicidade são indispensáveis para o sucesso de qualquer vinculo amoroso.

Assim, se você, ao avaliar seu relacionamento, sentir que os pontos acima mencionados estão sendo respeitados pelo casal, a possibilidade do relacionamento estar no caminho certo é grande.

Alguns descompassos entre o casal sempre ocorrerão. Embora os sonhos sejam importantes, ninguém quando namora, se torna protagonista do sonho do outro. No máximo coadjuvante ou figurante. Ninguém quando namora, caminha rigidamente lado a lado como numa parada militar.

Os sonhos individuais de uma relação que vai bem, podem e devem se encontrar em alguns momentos, mas, na maior parte do tempo, preencherão o imaginário individual. O importante no relacionamento é construir uma base sólida para a qual ambos possam voltar sempre que que precisarem de material para novos planos e grandes sonhos.