10 passos para você relaxar nas férias

por Sonia Corazza

A simples menção da palavra “férias” já traz alegria e descontração para qualquer mortal. O despojamento e a tranquilidade que os dias fora da rotina proporcionam, fazem um bem não só para a mente, mas também para o corpo.Trabalhos científicos recentes comprovam que desacelerar a mente e equilibrar o corpo fazem mais pelo sistema imunológico do que vitaminas sintéticas ou muitos tratamentos psicoterápicos. E tudo isso tem resultados visíveis na beleza da pele e dos cabelos, é claro.

Continua após publicidade

A rotina do descanso

Acordar naturalmente, espreguiçar-se sem pressa, levantar devagar e ligar os sentidos lentamente. Passos simples e naturais que deveriam ser a rotina viram um programa de luxo para quem naufraga o ano todo na insanidade das grandes metrópoles.

Para estar no clima do resgate da simplicidade da vida e se beneficiar das suas consequências, este é um texto bem diferente, de poucas palavras, mas de sugestões importantes para fazer do seu retiro um tempo de reenergização total. Siga estas 10 etapas para relaxar nas suas férias.

1- Desligue o celular, o computador e os relógios. Mova-se pelos tempos da natureza. Acorde sem horários nem programas, durma ao primeiro sinal do escurecer.

Continua após publicidade

2 – Coma pequenas porções de frutas e vegetais várias vezes ao dia. Beba líquido na forma de sucos frescos e chás de ervas refrescantes.

3 – Estique-se, alongue-se a todo momento. Relaxe as costas, solte a respiração, sinta seu corpo.

4 – Ouça o som do silêncio. Esqueça as obrigações, volte-se para o contato com a batida cadenciada do seu coração.

Continua após publicidade

5 – Observe a paisagem longínqua, concentre-se nas formas mais distantes que sua visão puder alcançar.

6 – Feche os olhos e deleite-se com o som da água do banho percorrendo seu corpo e batendo no solo, sinta as gotas chocando-se suavemente contra seu rosto.

7- Permaneça deitada/o por várias horas olhando o céu e o movimento casual das nuvens, observe como essas se deslocam sem planos, em constante transformação.

8 – Seja simples no vestir. Escolha roupas de tecidos naturais, ultraconfortáveis e macias. Ande descalça/o na terra, na grama, na areia.

9 – Fale somente o necessário. Escute as pessoas pacientemente. Estimule-as a contar fatos agradáveis.

10 – Medite, reze, recite mantras e orações – qualquer um com mensagens positivas serve.

E que suas férias, onde estiver, por quanto tempo durar, sejam a expressão real do renascimento para um tempo melhor!