Nos amamos, mas brigamos muito. O que faço?

por Anette Lewin

Resposta: Seria importante que essas duas pessoas que se amam tentassem entender o que significa o amor a longo prazo. Quando estamos apaixonados, no inicio de um relacionamento, satisfazer o desejo do outro nos é tão ou até mais prazeroso do que satisfazer nosso próprio desejo. Isso porque estabelecemos com essa pessoa uma relação tão simbiótica, característica da paixão, que sentimos essa pessoa como parte essencial de nós mesmos. Faz parte do processo de conquista.

Continua após publicidade

O problema é que acreditamos que as coisas serão sempre assim, que essa boa vontade com relação ao ser amado persistirá eternamente sem precisarmos nos esforçar para isso. É aí que começam as frustrações e decepções. Passada a fase de conquista a pessoa volta ao seu eu, e suas necessidades e desejos pessoais voltam ao primeiro plano.

O amor, para ser preservado, necessita de certos temperos como a generosidade, boa vontade e principalmente o exercício da capacidade de entendermos e respeitarmos o sentir do outro. É muito diferente da paixão. É como se para nos apaixonarmos nos bastasse um coração, mas para amarmos precisássemos de um segundo coração em nosso peito que necessita dos mesmos cuidados que o primeiro.

Ele não sabe se larga a namorada para ficar comigo
Estamos juntos há um mês e estou 'caída' por ele

Resposta: Tente avaliar por que você está 'caída' por ele. Será que em um mês você já conhece as qualidades que ele tem ou está envolvida pelas palavras sedutoras que ele sabe usar? Você está tentando achar um equilibrio entre conquistá-lo, estando por perto e se deixando conhecer, e deixá-lo tomar uma decisão por si só. Isso demonstra que você não acreditou que que estar 'caída' é suficiente para tomar decisões, não é? Muito sensato da sua parte. A verdade é que no momento ele está com as duas. E ninguém sabe o quanto isso vai durar.Você não pode resolver por ele, só por você, e só você mesma pode saber quanto tempo consegue ficar nessa situação sem se machucar. Lembre-se que a única característica dele da qual você está consciente, é que mesmo comprometido, ele se permite ficar 'caído' por outra pessoa. Assim, caso ele opte por você, isso poderá se repetir. Pense bem.

Continua após publicidade

Tenho um relacionamento de oito anos com minha namorada
Acontece que os últimos dois anos foram problemáticos e conheci outra pessoa

Resposta: A melhor maneira de tomar uma decisão é analisando os relacionamentos de uma forma realista. Por enquanto você só consegue se ver trocando um relacionamento antigo por outro mais recente. E tem dúvidas, claro. Talvez as coisas se tornem mais claras se você entender o que você espera de um relacionnamento e o que um relacionamneto pode te oferecer de fato. Depois de oito anos nenhum relacionamento vai te trazer uma atração absurda, pois você já conhece a pessoa, já sabe o que pode esperar dela. Portanto, se na sua avaliação 'adrenalina' for essencial, a longo prazo, só trocando de namorada de tempos em tempos. Se beleza física for essencial, a longo prazo, vale a mesma regra, pois a beleza se vai com o tempo… Então, a avaliação tem que se basear em conceitos mais profundos, mais intuitivos talvez. Lembre-se que em qualquer relacionamento amoroso precisamos, constantemente, abrir mão de nossos desejos em função do equilibrio da relação e, nesse sentido, generosidade é essencial. Se não nos sentimos capazes de fazer isso, talvez a melhor escolha seja ficarmos sozinhos.