Meu filho já é adulto, como fazê-lo me respeitar?

por Blenda de Oliveira

"A única coisa que gostaria de receber do meu filho é respeito. Fico decepcionada e magoada profundamente quando recordo toda luta e todo amor para criá-lo. Hoje em dia tenho medo de falar com ele, pois a ignorância é tão grande que entro em pânico."

Continua após publicidade

Resposta: Seria interessante entender melhor o contexto desses comportamentos do seu filho e quando a relação passou a ser vivida nesse padrão de medo e evitação. De qualquer modo, escreverei algo de uma forma mais generalizada por não conhecer os detalhes da relação de vocês e o que já foi feito para melhorar.

Se você tentou muitas coisas e vem tratando dessa situação há muitos anos e não vê nela qualquer modificação, sugiro que mude sua perspectiva e se desapegue de querer que seja diferente. Não por medo ou por pânico, mas por uma escolha que lhe preserve e possa trazer mais qualidade de vida aos seus dias, considere desistir. Parece dura essa sugestão e, ao mesmo tempo, impossível. Pais não desistem dos seus filhos, não é assim que aprendemos? Mas essa relação não tem como motor principal o respeito e quando não há respeito, fica muito difícil fazer as transformações.

Quando nos tornamos pais e dedicamos um longo tempo de cuidado aos filhos, acreditamos que isso garantirá todo o resto, mas nem sempre a realidade é essa. Coisas ocorrem durante o crescimento, problemas maiores ou menores e de naturezas diveras podem contribuir para a mudança de direção de uma relação que existiu e existe a partir do amor para uma relação em que impera a intolerância e o desrespeito.

Como mudar essa relação?

Continua após publicidade

1º) Se existe alguma possibilidade de mudança, ela inicia-se em você, não no seu filho. É preciso que cuide muito de você, tenha projetos próprios, amigos e mantenha-se apenas o suficiente perto dele.

2º) Evite diálogos que levem a discussões e você deve saber quais temas são mais propícios a isso.

3º) Comece, a partir do seu silêncio, a criar uma linha que demarque os territórios e sem gritos ou brigas você deve recuperar o respeito por você.

Continua após publicidade

4º) Desapegue-se dessas lembranças do que fez ou foi como mãe, mas detenha-se no presente e na certeza que merece uma vida melhor e com mais respeito por você.

5º) Evite toda e qualquer situação que ele possa lhe desrespeitar.

Boa sorte!