Não dar dinheiro ao filho ajuda a evitar ou minimizar o consumo de drogas?

por Danilo Baltieri

"Meu filho é dependente de crack. Se não der nenhum dinheiro a ele, evitarei ou minimizarei seu consumo?"

Continua após publicidade

Resposta: Quaisquer condutas isoladas não são totalmente adequadas para o manejo de uma pessoa com problemas relacionados ao consumo de substâncias. Isso significa que as orientações e as condutas a serem tomadas devem estar sempre inseridas em um processo terapêutico.

Além disso, como os indivíduos dependentes de substâncias constituem uma população bastante heterogênea, as condutas deverão ser tomadas de acordo com cada paciente, respeitando todas as características individuais.

Desta forma, simplesmente não dar dinheiro para o filho dependente de crack pode não ser uma conduta adequada, se o indivíduo com problemas não estiver inserido em um processo terapêutico com especialistas. De fato, existem muitos indivíduos dependentes dessa substância que não têm recursos financeiros para angariar a droga mas, mesmo assim, desenvolvem habilidades, mesmo que anti-sociais, para obtê-la.

Não é possível, nem tampouco adequado, ser simplista diante de um problema sério e complexo como a dependência de substâncias psicoativas.

Continua após publicidade

Você deve procurar orientação médica adequada, para que seu filho seja adequadamente avaliado e comece um tratamento correto e que os familiares estejam engajados neste processo terapêutico. Não fornecer dinheiro ao dependente pode ser uma conduta adequada, mas se inserida em um contexto de tratamento mais amplo.