Como ajudar meu filho a melhorar seu relacionamento com os outros?

por Blenda de Oliveira

"Ele é muito mal-humorado e acha que pode tudo, mesmo colocando limites para ele."

Continua após publicidade

Resposta: Infelizmente, boa parte do aprendizado que seu filho terá (não sei a idade dele), por isso fica difícil emitir um parecer, mas escreverei em linhas gerais.

Sobre como se relacionar com as pessoas, caberá a experiência do dia a dia que ele viverá na relação com o mundo.

Claro, que como mãe, você poderá ajudá-lo, apontando que algumas atitudes que ele toma contribui para que que não tenha tantos amigos ou que interfira nas boas oportunidades que possam surgir.

É importante conversar, mostrando que o viver, é um processo no qual as ações que temos, determinam as respostas que recebemos.

Continua após publicidade

Embora seu filho considere-se como alguém que pode tudo, na verdade, sente-se como alguém que pode pouco: tem dúvidas do seu real valor e, portanto, precisa a todo momento mostrar como é "capaz" de controlar o mundo. Alimenta a fantasia de onipotência para não lidar com sua insegurança.

Procure conversar com ele sem perder os limites que devem ser sempre lembrados, mas ressaltando as qualidades dele. Mostre para ele que os caminhos ficarão mais facéis e mais divertidos se ele puder usar cada dia um pouco do que tem de qualidades, competências e inteligência.

Se perceber que as coisas se agravam, procure ajuda psicoterapêutica, para ele e/ou para você, com objetivo de receber mais orientações e compreender melhor como lidar com essa situação.

Continua após publicidade

Boa sorte!