DESTAQUES

Saiba conciliar filho com sua nova vida a dois

Anette Lewin 01/01/2016 PSICOLOGIA
Saiba aqui quando uma relação é considerada inviável

por Anette Lewin

"Temos um filho e ele não quer terminar nosso namoro de três anos."

Resposta: Se você tem certeza que seu relacionamento terminou é melhor para você, seu filho e o pai de seu filho assumirem isso com todas as conseqüências.

Agora, se você tem dúvidas com relação a isso, aí as coisas mudam.

Será que vocês já viveram esse relacionamento de todas as formas possíveis ou ficaram três anos explorando o mesmo lado da relação? Explico: uma relação pode ser considerada inviável quando várias formas de vivê-la foram tentadas sem resultado. Quando na relação, as trocas e principalmente as brigas são repetitivas desde o início, talvez valha a pena tentar mudar algum comportamento para ver se a harmonia volta. Pense nisso.

Somos separados há pouco tempo, temos um filho e cada um de nós já tem um novo parceiro
A criança pode sair comigo e meu novo namorado ou com o meu ex-marido e sua atual namorada?

Resposta: Se seu ex estiver bem, afetivamente falando, e você também estiver, não há por que a criança ter problemas. O importante é que pai e mãe não usem a criança como intermediária das conversas que precisarem ter e nem falem mal um do outro na frente dela. Afinal ela não é culpada pela separação.

Vivo muito bem com meu marido, mas não aceito o fato dele ter um filho e ter sido casado

Resposta: E você? Não pensa também nas coisas que já viveu? Todos nós temos um passado e nem por isso precisamos usá-lo para enfraquecer nosso presente. Lembre-se, o presente de hoje é o passado de amanhã. Portanto, se o que você está vivendo hoje for vivido com ênfase e com afeto, logo esse presente encobrirá as lembranças mais antigas. Agora, se você continuar passando por cima da felicidade que você tem na sua frente e continuar se alimentando do passado de seu marido, estará colaborando para que esse presente passe em branco e não deixe marcas. É isso que você quer? Pense bem.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data.



ENQUETE

Você se sente seguro (a) andando pelas ruas do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.